1. See Detail
Você não tem nenhum produto adicionado ao carrinho.

Arquivo Mensal: Novembro 2021

  1. Proteína animal x saúde do homem

    Proteína animal x saúde do homem

    Novembro é conhecido como o mês da campanha “Novembro Azul”, que traz um alerta para o combate ao câncer de próstata, tipo mais prevalente entre os homens. Mas que tal aproveitarmos esse mês e falarmos também sobre outros aspectos importantes para a saúde masculina?

    Pois nesse texto você vai entender mais sobre a importância da proteína animal para a saúde do homem. Vamos lá!

    1. MÚSCULOS

    A fisiologia do corpo de homens e mulheres é diferente, e em relação à parte muscular, não é diferente – é fato que homens possuem uma maior massa muscular do que mulheres. Consequentemente, a força dos homens é maior também: estima-se que a força muscular da mulher corresponda a 63% da força muscular masculina.

    Por isso, é essencial ter uma alimentação que ajude a manter a saúde dos músculos – assim, não podem faltar as proteínas! Esses macronutrientes são um dos grandes responsáveis pela manutenção e crescimento muscular.

    Na prática, as refeições devem contar com alimentos como carnes (bovina, frango ou peixe) e ovos (principalmente a clara do ovo) – apesar de existirem fontes proteicas de origem vegetal, são as de origem animal que apresentam a melhor qualidade! ;)

    1. AJUDA NO CONTROLE DO COLESTEROL

    Diferentes pesquisas feitas com homens adultos acima do peso trouxeram uma boa notícia: a adoção de uma dieta com alto teor de proteínas ajudou a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Considerando que os homens são mais atingidos por doenças do coração do que as mulheres, reduzir os níveis de gordura no sangue é uma vantagem e tanto! Mais um ponto para as proteínas! ;)

    1. MANUTENÇÃO DO PESO

    Essas mesmas pesquisas ainda trouxeram outro achado importante: homens com excesso de peso que seguiram uma alimentação contendo altos níveis de proteínas conseguiram perder mais peso quando comparados a homens que mantiveram os níveis normais de proteína na dieta. Parte desse efeito é atribuído ao poder que as proteínas têm de ajudar na sensação de saciedade – ou seja, xô beliscos fora de hora!

    Bom, com tantos benefícios para a saúde masculina, não dá para pensar em deixar as proteínas animais de lado, certo? Lembre-se sempre de manter a variedade das proteínas, e se for necessário, procure um especialista para orientar a alimentação mais adequada para o seu estilo de vida! ;)

     

     

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

    1. Silva ACC, Frota KMG, Arêas JAG. Série de Publicações ILSI Brasil. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes. Proteína. Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos Comitê de Nutrição ILSI Brasil. 2012.
    2. Santos ALA. Dieta hiperproteica e sua influência no gasto energético, perda de peso, composição corporal e marcadores metabólicos em homens obesos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014.

     

    Leia mais »
  2. Novembro Azul: a importância do autocuidado para a saúde do homem

    Novembro Azul: a importância do autocuidado para a saúde do homem

    O mês de Outubro passou, e a famosa campanha do “Outubro Rosa” deu lugar a outra, tão importante quanto: Novembro Azul. Dessa vez, o alerta é para o combate contra o câncer de próstata – por isso, é direcionada exclusivamente aos homens.

    O câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina, causando a morte de cerca de 28% dos homens que desenvolvem a doença. Por isso, assim como em outros tipos de câncer, a prevenção é essencial.

     Aliás, pesquisas afirmam que quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta (e muito!) a cura. Deu para entender o quanto a prevenção é essencial, não é mesmo?

    Falando em sinais, conheça abaixo alguns deles, e que aparecem na fase avançada:

    - Dor óssea

    - Dor ao urinar

    - Vontade de urinar com frequência

    - Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

    Por isso, a melhor maneira de conseguir sucesso no tratamento do câncer de próstata é o diagnóstico precoce – por isso, a palavra de ouro aqui é o autocuidado do homem! É essencial que homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou homens a partir dos 50 anos sem fatores de risco, realizem consultas periódicas com urologista. Apenas para ter uma ideia da importância dessas consultas, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pelo exame de toque retal. Por isso, é fundamental deixar o preconceito de lado e cuidar bem da saúde!

    Falando nisso, sabemos que muitas vezes a falta de hábito, o preconceito e a relutância em buscar atendimento médico, fazem com que os homens acabem deixando a saúde de lado. Não é à toa que eles vivem em média, 7 anos a menos que as mulheres, e têm maior incidência de doenças como problemas do coração, pressão alta, diabetes – e isso tudo resulta no surgimento de quadros mais graves.

    Então a hora de mudar esse cenário é agora! Procure se cuidar, busque realizar exames de rotina e proteja o que você tem de mais valioso: sua saúde.

     

     

     

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

    1. Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/. Acesso em Outubro/21.
    2. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Princípios e Diretrizes). Brasília: Ministério da Saúde; 2008 Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_atencao_saude_homem.pdf. Acesso em Outubro/21.

     

     

     

     

    Leia mais »