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Arquivo Mensal: Dezembro 2021

  1. Como fazer trocas inteligentes em confraternizações de final de ano!

    Como fazer trocas inteligentes em confraternizações de final de ano!

    Chegou aquela época tão esperada por tanta gente: a cidade fica mais iluminada, as casas enfeitadas, troca-se presentes e claro – as famosas confraternizações de final de ano!

    E com elas, vem também a comilança! São tantas preparações deliciosas que é quase impossível resistir! Mas então, como desfrutar de tantos momentos com amigos e família, mas sem pôr a perder todo seu esforço de manter a silhueta ao longo do ano e se manter bem nutrida? Então fique aqui e aprenda como fazer trocas inteligentes!

    ENTRADA: QUEIJOS AMARELOS à NUTS

    Os queijos amarelos como prato, parmesão e provolone, apesar de extremamente saborosos, apresentam uma dose alta de gorduras saturadas e calorias. Por isso, ao invés de se jogar nestas opções, prefira as nuts, presença garantida em qualquer confraternização de final de ano! Valem nozes, avelãs, castanhas... Cheias de gorduras boas, vitaminas e minerais essenciais para o organismo, ainda conseguem dar uma mãozinha para você se sentir mais saciada – o que ajuda a não exagerar na ceia! Ah, mas apesar de todos esses benefícios, não vale extrapolar na quantidade de nuts, combinado?

    PRATO PRINCIPAL: PERNIL à CARNE DE AVES OU PEIXES

    As carnes de porco possuem alto teor de gorduras e, consequentemente, de calorias! Por isso, vale a pena moderar no consumo do pernil e optar por carnes brancas, como as de ave e peixe. Nas festas de fim de ano, é bem possível você encontrar como opção o peru, que além de ter menos gordura, é bem saboroso!

    ACOMPANHAMENTO: ARROZ BRANCO à ARROZ INTEGRAL

    Essa é uma troca que vale para o ano inteiro: arroz branco pode (e deve!) ser substituído sempre que possível pelo arroz integral. Isso porque, ao manter o cereal mais inteiro, preserva-se nutrientes como vitaminas, minerais e as fibras, essenciais para que nosso intestino trabalhe bem! Para fugir da mesmice, vale incrementar o arroz com cenoura, salsão, pimentão, uva-passa ou o que mais for de sua preferência! Está aí uma opção deliciosa e nutritiva! ;)

    SOBREMESA: RABANADA à FRUTAS DA ÉPOCA

    A rabanada, apesar de super saborosa, tem dois pontos negativos: é feita com pão branco e é frita! =/ Por isso, se puder evitar essa sobremesa (ou pelo menos moderar na quantidade!), seu organismo agradece! Para não ficar sem sobremesa, aposte nas frutas típicas dessa época, como figo, pêssego, abacaxi, melancia, lichia... veja que lista grande e saborosa de opções para você se deliciar! E não é só isso: essas frutas ainda entregam fibras e vitaminas (como a vitamina C), para turbinar sua saúde.

     

    Agora que você aprendeu a fazer essas trocas inteligentes, aproveite todas as delícias e momentos que as confraternizações de final de ano podem trazer – seu corpo e alma agradecem! =)

     

     

     

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

    1. Philippi ST. Nutrição e Técnica Dietética. 3ª ed. Barueri: Manole. 2015.

     

     

     

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  2. Dicas de como incluir opções deliciosas, saudáveis e baratas na Ceia de Natal

    Dicas de como incluir opções deliciosas, saudáveis e baratas na Ceia de Natal

    Se você é daquelas pessoas que pensam em Natal, já lembra de preparações nada equilibradas, cheias de gorduras e vazias em nutrientes, vamos te contar uma coisa – dá para incluir opções saudáveis e cheias de sabor nesta data tão especial! E de quebra, ainda dá para poupar dinheiro – dica importantíssima em uma época que já é cheia de gastos, não é mesmo?

    Pois então confira essas 4 dicas de opções gostosas, saudáveis e baratas para o Natal:

    - FRANGO RECHEADO

    Para fugir do alto preço da carne bovina, as aves são uma ótima opção! E para essa preparação não ficar com cara de comida do dia a dia, vale caprichar no recheio. A farofa é uma ótima alternativa, pois além de dar mais sabor à receita, ainda pode levar inúmeros ingredientes como ovos, cenoura, nozes, milho, azeitona, e assim, agradar a todos. Ah, e olha que bacana: o frango é uma ótima fonte de proteínas e tem um teor menor de gorduras quando comparado a outras carnes.

    - FAROFA DE OVOS

    Com certeza essa é uma opção que não pode ficar de fora da ceia! Coringa para acompanhar qualquer prato, essa farofa ainda leva um ingrediente para lá de especial: o ovo! Acessível e saboroso, o ovo é cheio de nutrição: na clara, é riquíssimo em proteínas essenciais para músculos, tecidos e sistema imune; já na gema, é possível encontrar vitaminas e minerais responsáveis por, por exemplo, a saúde dos olhos. Bacana, não é?!

    - ARROZ COM LENTILHA

    Combinação bem típica das festas de final de ano, essa dupla ainda tem uma característica bem especial: a combinação perfeita de aminoácidos! Calma que vamos te explicar isso direitinho: os aminoácidos são os tijolinhos que compõem as proteínas. Cada alimento tem uma combinação de aminoácidos, e nem sempre possuem todos eles. O bacana da combinação de um cereal (como o arroz) com uma leguminosa (como a lentilha) é que os aminoácidos que faltam no arroz, estão na lentilha, e vice-versa! O casal perfeito, não é mesmo?

    - TAÇA DE MORANGO COM IOGURTE NATURAL

    Essa sobremesa vai trazer uma explosão de sabores para seu paladar – e um combo incrível de nutrientes para o seu corpo. Enquanto os morangos são fontes de fibras e vitamina C (ótima para ajudar a fortalecer a imunidade), o iogurte oferece cálcio (essencial para a saúde dos ossos) e proteínas, que compõem músculos, tecidos, contribuem para a imunidade e ainda podem ajudar na saciedade. Se preferir, você ainda pode adicionar raspas de chocolate amargo em cima da sobremesa. Hummm, só de pensar deu água na boca!

    Viu como ingredientes simples e uma boa dose de criatividade podem te ajudar a fazer uma ceia nutritiva, equilibrada e que ainda não pesa no bolso? Então mãos à obra, e aproveite muito essa linda época do ano!

     

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

    1. Philippi ST. Nutrição e Técnica Dietética. 3ª ed. Barueri: Manole. 2015.
    2. Nisbet AD, Saundry RH, Moir AJ, Fothergill LA, Fothergill JE. The Complete Amino-Acid Sequence of Hen Ovalbumin. Eur J Biochem. 1981; 115, 335-345.
    3. Nimalaratne C, Wu J. Hen Egg as an Antioxidant Food Commodity: A Review. Nutrients. 2015; 7(10): 8274–8293.
    4. Silva ACC, Frota KMG, Arêas JAG. Funções plenamente reconhecidas de nutrientes: Proteínas. Série de Publicações ILSI Brasil. Volume 20. 2012.
    5. França NAG, Martini LA. Funções plenamente reconhecidas de nutrientes: Cálcio. Série de Publicações ILSI Brasil. Volume 1. 2ª ed. rev. 2014.
    6. Vannucchi H, Rocha MM. Funções plenamente reconhecidas de nutrientes: Vitamina C. Série de Publicações ILSI Brasil. Volume 21. 2012.

     

     

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