3 benefícios da albumina que você (ainda) não conhecia

Incluir ovos na sua rotina sem dúvida pode contribuir para uma alimentação equilibrada e nutritiva. Mas você sabe por que?

Além de fornecer vitaminas e minerais essenciais para o organismo, os ovos são excelentes fontes de proteínas. São as queridinhas do momento! 

Ele oferece proteínas de alta qualidade, sendo usado como padrão-ouro para medir a qualidade de outras proteínas alimentares. Incrível, não?!

E uma das principais proteínas fornecidas pelo ovo é a ovoalbumina – correspondendo a cerca de 54% das proteínas contidas na clara. Mas já que a ovoalbumina é a principal proteína do ovo, o que será que ela tem de bom? Conheça aqui então 3 benefícios que a albumina pode trazer e que você talvez ainda não conheça:

 

  • COMBATE AOS RADICAIS LIVRES: Estudos mostraram que a ovoalbumina é capaz de ajudar a proteger o corpo contra os radicais livres – substâncias produzidas pelo próprio organismo e que, em excesso, causam lesões às células, resultando em envelhecimento precoce e na maior chance do aparecimento de doenças como câncer, doenças cardíacas, entre outras.
  • FORCINHA PARA A IMUNIDADE: Uma das funções já reconhecidas das proteínas (como a albumina) mas que nem todo mundo conhece é seu papel no sistema de defesa do corpo. Isso mesmo: as proteínas estão envolvidas na produção de anticorpos, os grandes guerreiros que trabalham para nosso sistema imune funcionar direitinho.
  • AÇÃO CONTRA BACTÉRIAS! Além de atuar na produção de anticorpos, as proteínas presentes no ovo (sendo que grande parte delas é representada pela ovoalbumina) consegue atuar contra bactérias que possam entrar no corpo – tendo assim um papel anti-bacteriano! Isso porque essas proteínas já exercem esse papel dentro do ovo, protegendo-o contra ameaças externas. Demais, não é?!

 

Agora que você já descobriu novas vantagens da albumina, que tal incluir essa proteína repleta de benefícios para sua saúde? Ah, e lembre-se que o ovo é uma excelente fonte proteica (incluindo aí a albumina), e pode entrar no seu cardápio das mais variadas formas e em diferentes refeições!

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  1. Nimalaratne C, Wu J. Hen Egg as an Antioxidant Food Commodity: A Review. Nutrients. 2015; 24(10): 8274-93.
  2. Silva ACC, Frota KMG, Arêas JAG. Série de Publicações ILSI Brasil. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes. Proteína. Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos. Comitê de Nutrição. ILSI Brasil. 2012.
  3. Kovacs-Nolan J, Phillips M, Mine Y. Advances in the Value of Eggs and Egg Components for Human Health. J. Agric. Food Chem. 2005; 53, 8421-8431.