4 mudanças que você sente ao começar a se exercitar

Caso você não pratique atividades físicas, saiba que seus benefícios vão além de um melhor condicionamento físico. Ser uma pessoa ativa traz vantagens em diferentes aspectos da vida e trouxemos 4 mudanças que você vai sentir no dia a dia quando se movimentar mais:

1) Saúde mental

Pesquisas mostram que a prática de exercícios físicos é capaz de ajudar a reduzir a ansiedade e sintomas depressivos. Além disso, sabe-se que pessoas que se exercitam regularmente apresentam melhor humor quando comparadas a pessoas sedentárias. Por fim, as atividades físicas parecem ajudar em aspectos como autoestima, bem-estar, vitalidade e satisfação com a aparência física. Bacana, né?

 

2) Disposição

Se você já ouviu alguém dizer que se sente com mais energia e disposto depois do treino da academia, saiba que isso é verdade. Um estudo bem interessante com pessoas sedentárias mostrou que após 6 semanas de atividades físicas aeróbicas regulares (caminhada, corrida, bicicleta, etc.) houve diminuição na sensação de fadiga e aumento da energia!

 

3) Força muscular

Os exercícios físicos têm um papel bem importante na construção e manutenção dos músculos. Esse efeito é visto principalmente quando a atividade física envolve levantamento de pesos, por exemplo. E com músculos mais desenvolvidos, há o consequente aumento na força muscular. Mas lembre-se: aliado à prática deste tipo de exercício, é essencial caprichar no consumo de proteínas no dia a dia!

 

4) Sono

Apesar de poucos profissionais recomendarem o exercício físico com esse objetivo, se movimentar pode melhorar a qualidade do seu sono! Uma das explicações para isso é que o aumento de gasto energético causado pelo exercício intensifica a necessidade de sono para que possa alcançar um equilíbrio. Outra razão é que exercício, ao reduzir as reservas de energia do corpo, aumenta a necessidade de sono para a recuperação do corpo.

 

De qualquer forma, o importante é você saber que pessoas fisicamente ativas apresentam um sono de melhor qualidade do que pessoas sedentárias.

Viu como existem ótimos motivos para você começar (ou continuar) a se movimentar regularmente? Então bora lá aproveitar os benefícios que eles podem trazer para você! 

 

 

Referências: 1. Peluso MAM, Andrade LHSG. Physical activity and mental health: the association between exercise and mood. Clinics. 2005; 60(1):61-70. 2. Puetz TW, Flowers SS, O´Connor PJ. A randomized controlled trial of the effect of aerobic exercise training on feelings of energy and fatigue in sedentary young adults with persistent fatigue. Psychother Psychosom. 2008;77(3):167-74. 3. Polito MD, Cyrino ES, Gerage AM, Nascimento MA, Januário RSB. Efeito de 12 Semanas de Treinamento Com Pesos Sobre a Força Muscular, Composição Corporal e Triglicérides em Homens Sedentários. Rev Bras Med Esporte. 2010; 16(1): 29-32. 4. Mello MT, Boscolo RA, Esteves AM, Tufik S. O exercício físico e os aspectos psicobiológicos. Rev. Bras. Med. Esporte. 2005; 11(3): 203-7.