5 Substituições saudáveis de alimentos para você fazer hoje mesmo!

Sem dúvida, você cansou de ouvir que comer de forma balanceada é fundamental para uma vida saudável. Mas essa tal “alimentação equilibrada” às vezes parece inatingível para você? Algo que só as blogueiras fitness conseguem seguir? Ou um tipo de alimentação que vai fazer você passar fome?

Muita calma nessa hora!

Primeiro, precisamos dizer que não: uma alimentação saudável não deve ser restrita, monótona ou fazer seu estômago roncar! Se alimentar bem contempla consumir os mais diferentes alimentos, sem exageros e com prazer!

Mas então como deixar sua dieta mais balanceada?

Vamos te dar abaixo dicas de 5 substituições saudáveis de alimentos que vão te ajudar a se nutrir de forma mais equilibrada – e deliciosa!

  • ARROZ BRANCO à ARROZ INTEGRAL

Essa simples troca é cheia de benefícios: o arroz em sua forma integral traz fibras, vitaminas e minerais, perdidos no processo de refinamento do arroz branco. Para você ter uma ideia, 100g de arroz integral cozido contém 2,7g de fibras, enquanto a mesma quantidade de arroz branco contém apenas 1g de fibras.

 

  • SALGADINHO DE PACOTE à PIPOCA CASEIRA

Nem precisamos dizer que a primeira opção é daquelas que deve passar longe da sua dispensa, certo? Mas o bacana dessa troca, é que além de deixar de consumir sódio em excesso e muitos aditivos, preferir a pipoca feita na panela acrescenta fibras no seu dia, que por sua vez vão dar uma forcinha para você ficar saciada(o) por mais tempo. Para você ter ideia, 100g de pipoca tem 14,3g de fibras. Demais, não é?!

  • CARNE DE PORCO à OVO

A carne de porco é bem conhecida por ser saborosa, mas esse sabor todo tem um motivo: a grande quantidade de gordura que cortes suínos têm. Assim, na hora de escolher qual fonte de proteína colocar no prato, dê preferência ao ovo. Com uma quantidade de gordura mais controlada, o ovo ainda tem uma lista de vantagens: proteínas de alta qualidade (concentradas na clara), minerais como selênio, fósforo e vitaminas como B2 (também conhecida como riboflavina) e vitamina K.

 

  • CHOCOLATE AO LEITE X CHOCOLATE AMARGO

Essa é uma troca para não deixar nenhum chocólatra triste: sim, o chocolate pode fazer parte de uma alimentação equilibrada! Mas ao invés de optar pelo chocolate ao leite e/ou branco, busque versões amargas, com alto teor de cacau. Esse ingrediente, além de conter minerais importantes como ferro, magnésio e fósforo, ainda possui compostos bioativos como a teobromina e os flavonoides, que possuem ação benéfica comprovada na cognição, pressão arterial e na saúde do coração.

 

  • SUCOS EM PÓ à SUCOS IN NATURA

Fato: sucos em pó são feitos basicamente com açúcar, corantes e aromas - e nada de frutas. Por isso, vale gastar uns minutinhos a mais e dar preferência para preparar um suco in natura, feito a partir da fruta fresca e adoçado (quando necessário) com açúcares como mascavo ou demerara, ou então adoçantes naturais. Além de bem mais saborosos, os sucos in natura ainda preservam grande partes das vitaminas vindas das frutas, como por exemplo a vitamina C (laranja, limão, goiaba e morango).

 

Viu como ter uma alimentação saudável não é coisa de outro mundo? As trocas inteligentes estão aí para mostrar que pequenas mudanças de hábito podem fazer uma grande diferença para a sua saúde! Aproveite!

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  1. Dussaillant C, Echeverría G, Rozowski J, Velasco N, Arteaga A, Rigotti A. Consumo de huevo y enfermedad cardiovascular: una revisión de la literatura científica. Nutr Hosp. 2017; 34(3):710-8.
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  3. Kosoko AM, Olurinde OJ, Akinloye OA. et al. Doxorubicin induced neuro-and cardiotoxicities in experimental rats: Protection against oxidative damage by theobroma cacao Stem Bark. Biochem Biophys Rep. 2017; 10:303-317.
  4. Mastroiacovo D, Kwik-Uribe C, Grassi D, Necozione S. Cocoa flavanol consumption improves cognitive function, bloodpressure control, and metabolic profile in elderly subjects: the Cocoa, Cognition, and Aging (CoCoA) Study—a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr 2015; 101:538–48.
  5. Lovegrove JA, Stainer A, Hobbs DA. Role of flavonoids and nitrates in cardiovascular health. Proc Nutr Soc. 2017; 19:1-13.