5 tabus da indústria sobre clara de ovo pasteurizada

Clara de ovo pasteurizada: devo usar isso ou não? Falamos sobre os tabus relacionados a esse tema!

O uso da clara de ovo pasteurizada ainda não é uma prática tão comum no Brasil, visto que essa é uma tendência que chegou recentemente por aqui. Em resumo, a clara de ovo pasteurizada nada mais é do que um produto comercializado apenas com claras de ovo, para ser usada em receitas e no dia a dia da cozinha de qualquer pessoa. Mas, por não ser efetivamente um ovo, muitas pessoas ainda olham com desconfiança para essa forma de comercialização do alimento.

Existem muitos tabus da indústria alimentícia sobre a clara de ovo pasteurizada, mas muitas delas são facilmente derrubadas quando conhecemos as respostas sobre esse produto. Que tal conferir 5 tabus que você precisa deixar de lado quando falamos sobre clara de ovo pasteurizada?

Será que é segura?

Ao ver uma clara de ovo comercializada em uma embalagem de plástico, é natural sentir um pouco de desconfiança, especialmente se você sempre teve o hábito de usar ovos naturais  no seu dia a dia. A primeira pergunta que lhe vem à mente é: mas será que consumir clara de ovo dessa maneira é seguro? E nós podemos lhe responder que sim, é claro que é.

O processo de pasteurização pelo qual é passada a clara de ovo comercializada nessas embalagens tem como intuito retirar toda e qualquer presença de microorganismos que podem ter contaminado esse alimento. Esse processo é feito exatamente para garantir essa segurança alimentar. Por isso, a clara de ovo pasteurizada é sim um alimento muito seguro.

A clara de ovo pasteurizada tem as mesmas características dos ovos naturais?

Se é um produto pasteurizado e industrializado, naturalmente a pergunta sobre os valores nutricionais do alimento vai surgir na avaliação do mesmo. Afinal, uma clara de ovo pasteurizada consegue ter o valor nutricional riquíssimo de um ovo natural? E podemos confirmar que sim.

A pasteurização é um processo que visa a segurança alimentar e de maneira alguma tem como foco reduzir ou prejudicar o valor nutricional de um alimento. Por isso a sua clara de ovo pasteurizada tem características nutricionais semelhantes a encontrada no ovo natural. Podemos afirmar ainda que muitas vitaminas e minerais tem seu valor nutricional preservado quando envasados nas embalagens, visto que são fechados a vácuo e tem praticamente nenhum contato com o ambiente externo.

Posso preparar qualquer receita com essa clara de ovo?

Sim! A clara de ovo pasteurizada deve ser tratada como um alimento qualquer e, por isso, utilizada nas suas receitas da mesma maneira como você utiliza uma clara de ovo natural. Use-a em bolos, tortas, massas e até mesmo em omeletes. Você não vai se arrepender e vai se surpreender com o resultado final encontrado!

A gema não faz falta para esse alimento?

O uso da gema do ovo depende muito do objetivo nutricional do indivíduo e, principalmente, do tipo da receita que será realizada. Para receitas que só necessitam da clara em sua execução, o fato de ter um produto que conta apenas com ela em sua composição inclusive diminui o desperdício da gema, que pode ficar inutilizada após um tempo de abertura do ovo.

Por isso, se você não vai fazer uso da gema em sua receita - ou se não precisa dela em um determinado momento da sua alimentação - ela não faz falta alguma para a clara de ovo, nem mesmo nutricionalmente.

Não é melhor usar o ovo natural mesmo?

É claro que o uso do ovo natural pode oferecer várias vantagens para uma receita, especialmente se você precisa de todo o conteúdo desse alimento para executá-la, mas o uso da clara de ovo pasteurizada apresenta dois grandes diferenciais para o seu dia a dia na cozinha:

  • O primeiro é a segurança alimentar. Todos nós sabemos o perigo que é encontrar e utilizar um ovo contaminado em uma receita e o uso da clara pasteurizada pode minimizar significativamente essa situação;
  • O segundo tem relação com o desperdício, já que com a clara pasteurizada você pode usar apenas aquele volume que precisa na receita e não precisa se preocupar com jogar a gema fora.

 Os tabus da indústria podem afastar muitas pessoas que poderiam se beneficiar do uso da clara de ovo pasteurizada. Por isso, tirar as dúvidas sobre esse assunto é tão importante. Você ainda tem dúvidas sobre o tema? Fale com a gente sobre isso! Use o espaço abaixo e comente!