Descanso faz parte do treino?

DESCANSO FAZ PARTE DO TREINO?

Fazer pequenas pausas entre os exercícios pode parecer enrolação, mas a ciência diz que é essencial – vem entender!

 

Você vai para a academia com foco nos seus resultados: mais massa muscular, eliminar aquela gordurinha localizada, ou mesmo manter a saúde em dia. Por isso, quando chega no treino, não quer parar nem 1 minuto para atingir suas metas o quanto antes. Quem nunca?

Pois a gente precisa te contar uma coisa: você precisa descansar entre os exercícios!

Isso mesmo - fazer pequenas pausas entre um aparelho e outro, ou mesmo entre uma série de repetições e outra deve sim, fazer parte da sua rotina de exercícios. Quer entender o porquê? E por quanto tempo você precisa descansar? Vamos te explicar tudo isso agora mesmo!

POR QUE PRECISO DESCANSAR ENTRE OS EXERCÍCIOS?

Por que os músculos precisam de um período de recuperação para fabricar de novo substâncias como a adenosina trifosfato intramuscular e fosfocreatina, substâncias que servem para trazer energia de volta aos músculos.

Além disso, pesquisas mostram que dar aquela paradinha entre os exercícios é capaz de promover adaptações nos sistemas endócrino, muscular e cardiovascular, trazendo   benefícios para essas funções corporais.

QUANTO TEMPO DEVE DURAR O DESCANSO?

É preciso dizer aqui   a ciência ainda não chegou a um consenso em relação à duração da pausa entre exercícios. Uma pesquisa sugeriu que numa série de seis exercícios, uma pausa de 3 minutos mostrou-se mais benéfica do que a de 1 minuto, uma vez que os participantes que descansaram mais tempo conseguiram fazer uma série maior de repetições.

Um outro estudo apontou que o descanso de apenas 1 minuto, quando  a pausas de 3 e 5 minutos, gerou um declínio no número de repetições realizadas pelos participantes, sugerindo que esse tempo pode ter sido insuficiente.

Assim, o que a ciência tem mostrado é que intervalos entre 2 e 5 minutos parecem ser adequados para que o corpo se recupere e assim você consiga resultados melhores no treino.

Por isso, não se sinta mal de parar um pouquinho entre os exercícios – você não vai estar enrolando, mas  ajudando seu corpo a aguentar melhor os exercícios. E você pode aproveitar para bater um papo com os amigos – assim, seu treino vai fazer bem para seu corpo e  ! ;)

 

 BIBLIOGRÁFICAS:

  1. Harris RC, Edwards RHT, Hultman E, Nordesjö LO, Nylind B, Sahlin K. The time course of phosphorylcreatine resynthesis during recovery of the quadriceps muscle in man. Pflügers Archiv. 1976; 367(2): 137-142.
  2. Cardozo D, Lemos S, Simão R. Influência da ordem dos exercícios e do tempo de intervalo de descanso entre séries no desempenho do número de repetições no treinamento para resistência muscular. R. bras. Ci. e Mov. 2016; 24(2):154-161.
  3. Willardson JM, Burkett LN.  Acomparison of 3 different rest intervals on the exercise volume completed during a workout. The Journal of Strength & Conditioning Research. 2005; 19(1): 23-26.