Dieta Low Carb

DIETA LOW CARB – O QUE É?

A dieta que conquistou milhares de adeptos pelo mundo tem seus pontos positivos - e negativos também. Descubra aqui mais sobre a dieta low carb

 

Entre tantas dietas para perder peso, talvez uma das mais conhecidas seja a dieta low carb. Se você ainda não conhece, ou quer aprender mais sobre ela, fique por aqui com a gente!

O QUE É?

Desenvolvida e promovida pelo cardiologista americano Robert Atkins na década de 60, a dieta low carb consiste em uma alimentação com baixo teor de carboidratos. No lugar destes alimentos, é estimulado o maior consumo de alimentos ricos em proteínas e gorduras. De uma forma geral, a dieta estipula o consumo máximo de 200g de carboidratos por dia.

A DIETA LOW CARB FUNCIONA?

Pelo fato de promover a cetose e oxidação lipídica, a dieta low carb gera um maior gasto das reservas de gordura no corpo, o que pode resultar em perda de peso. Além disso, ao priorizar alimentos fontes de proteínas e gorduras, obtém-se uma maior saciedade, o que gera um menor consumo calórico, e consequentemente pode levar à eliminação daqueles quilinhos indesejáveis. Além disso, algumas pesquisas mostram que em algumas pessoas, a dieta com baixo teor de carboidratos pode ser mais eficiente para perder peso do que dietas com restrição de calorias.

EXISTEM EFEITOS ADVERSOS?

Apesar de se mostrar eficiente para muitas pessoas, essa dieta tem alguns pontos negativos, que devem ficar bem claros, para que você consiga ponderar se essa dieta vai se encaixar no seu estilo de vida.

Um dos aspectos negativos da dieta low carb é o fato de aumentar o consumo de alimentos gordurosos, como manteiga e carne vermelha. Essa característica pode levar a um aumento dos triglicerídeos e colesterol ruim, fatores de risco para o desenvolvimento de doenças do coração.

Além disso, a restrição de carboidratos pode levar a alguns sintomas como fadiga, indisposição e dores de cabeça – sintomas bem desagradáveis, não é mesmo?!

Por fim, ao cortar o grupo de alimentos fontes de carboidratos, a alimentação acaba ficando mais restrita, o que pode levar à monotonia alimentar. O problema vem aí: quem consegue manter uma dieta monótona por muito tempo?

Deu para ver que não existe fórmula mágica quando o assunto é eliminar aqueles quilos extras, certo? A dieta low carb tem aspectos positivos, mas dificilmente consegue ser sustentada por muito tempo. Por isso, se o seu objetivo é perda de peso, o mais indicado é que você procure por um nutricionista, profissional apto a entender suas necessidades nutricionais e seu estilo de vida, para então elaborar um plano alimentar sustentável e individualizado, que se encaixe perfeitamente ao que você precisa.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  1. Atkins, R. C., & Jungmann, R. A nova dieta revolucionária do Dr. Atkins. Editora Record. 2002.
  2. Samaha F. The effects of low-carbohydrate versus conventional weight loss diets in severely obese adults: one-year follow-up of a randomized trial. Annals of internal medicine. 2004; 140(10): 778-785.
  3. Xavier SC. Dietas pobres em hidratos de carbono na perda de peso corporal. Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, 2017.