Albumina: mitos e verdades

A Albumina, ou Ovoalbumina, é uma proteína encontrada em grande quantidade na clara do ovo. Por ser de alto valor biológico, pode ajudar na manutenção de músculos e tecidos. Apesar de todos os benefícios já comprovados, o consumo da Albumina ainda é permeado de mitos e lendas que acabam confundindo as pessoas. Para te ajudar, hoje falaremos sobre as principais questões deste assunto. Confira:

 

A Albumina é a principal proteína encontrada na clara do ovo:

Verdade!

A Albumina corresponde a 54% do total proteico da clara do ovo¹.

 

A clara de ovo desidratada não apresenta as mesmas propriedades funcionais da versão in natura:

Mito!

Além de apresentar maior segurança microbiológica, a clara de ovo desidratada apresenta as mesmas características funcionais da clara de ovo in natura².

 

A clara de ovo é composta principalmente de gordura:

Mito!

A clara de ovo é constituída, principalmente, de água e proteína, possuindo um baixo teor de lipídeos³.

 

Do ponto de vista nutricional, é mais viável o consumo de clara in natura do que o suplemento de Albumina:

Mito!

A ingestão do suplemento de Albumina é mais viável quando comparado à clara de ovo. Isto porque é necessária uma quantidade elevada de claras para atingir a quantidade recomendada desta proteína4.

 

A Albumina é considerada como um padrão de referência para suplementação:

Verdade!

Através do PDCAAS, um dos principais métodos para determinar a qualidade de uma proteína, é possível verificar que a Albumina é considerada como um padrão de referência5.

 

O suplemento de Albumina, proveniente da clara do ovo, elimina a bactéria salmonella:

Verdade!

O suplemento passa por um processo de pasteurização, um método de conservação que possui como principal objetivo a destruição de microrganismos patogênicos, como a salmonella6.

 

Para o consumo de Albumina de maneira segura e muito prática, conte com a MaxxiOvos! A Albumina da MaxxiOvos é a clara em pó, disponível nas versões: sem sabor e nos sabores chocolate, morango e baunilha. Você pode consumi-la com frutas em um shake proteico, apenas com água ou até mesmo em outras receitas deliciosas que você encontra neste blog.

 



Referências: 1. Grassi TLM, Marcos MTS, Cavazzana JF, Ponsano EHG. Desidratação de claras de ovos por atomização. Ciência Animal Brasileira. 2016; 17(4), 601–607. 2. Abeyrathne ED, Lee HY, Ahn DU. Egg white proteins and their potential use as nutraceutical and pharmaceutical agents--a review. Poult Sci. 2013; in food processing or 92(12):3292-9.3. Mazzuco, H. (2008). Ovo: alimento funcional, perfeito à saúde. Avic. Ind, (2), 12-16. 4. Ferreira GG, Bueno JC, Souza TC, Alves RDM. Comparação do valor nutricional segundo o rótulo e do preço de suplementos para ganho de massa muscular. Revista Científica Univiçosa. 2016; 8(1): 244 251. 5. Kleiner SM. Nutrição para o treinamento de força. 4 ed. São Paulo: Manole,2016;400. 6. Perez, F. E. L. (2016). Viabilidade de produção de claras de ovos pasteurizadas para o consumidor individual em uma granja pré-estabelecida.