As proteínas são todas iguais?

Por diversos motivos, as proteínas são muito importantes para a saúde de todos. Confira algumas das funções que esse nutriente desempenha no corpo:

 

- Crescimento e manutenção dos músculos;

- Formação de hormônios;

- Controle do crescimento;

- Fortalecimento do sistema imunológico.

 

Mas será que todas as proteínas têm a mesma qualidade?

A resposta é não!

Uma das maneiras de analisar a qualidade desse nutriente é através da quantidade de aminoácidos essenciais que ele possui, ou seja, aqueles “tijolinhos” que compõem a proteína. Os aminoácidos essenciais, por sua vez, não são produzidos pelo nosso corpo e precisam ser ingeridos pela alimentação.

Dessa forma, quanto mais aminoácidos essenciais a proteína tiver, melhor ela é!

Mas, na prática: como saber quais são as proteínas de melhor qualidade?

De um modo geral, as de origem animal (carnes, peixes e ovos) são consideradas de alta qualidade. Já as proteínas de origem vegetal não possuem tantos aminoácidos essenciais em sua composição. Por conta disso, elas precisam ser combinadas com outras fontes de proteínas para que fiquem mais completas.

O ovo é sempre a melhor alternativa, tanto pelos seus nutrientes quanto pela praticidade na hora de fazer as suas refeições.

 A clara, que concentra praticamente toda a proteína do ovo, é considerada uma das melhores fontes proteicas que existem, sendo superior até mesmo à carne bovina!

Então já sabe da dica: inclua a clara do ovo nos seus hábitos alimentares e usufrua da qualidade máxima de suas proteínas!

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Alves CC, Barone MG, Bartels CL, Dock-Nascimento DB, Waitzberg DL. Proteínas. In: Waitzberg DL. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 5ª ed. Rio de Janeiro: Atheneu. 2017.

Silva ACC, Frota KMG, Arêas JAG. Funções plenamente reconhecidas de nutrientes: Proteínas. International  Life Sciences Institute: 2012.