Benefícios do ovo

Que tal aprender quais são os benefícios do ovo para a sua saúde?

O ovo é um dos alimentos mais versáteis e democráticos que existe. Fácil de consumir, de preparar, de utilizar em outras receitas e, principalmente, de agradar a todos os tipos de paladar.

Esse alimento já foi visto como vilão por muitos profissionais da saúde por conta de publicações científicas que afirmavam que esse alimento era fonte de gorduras e colesterol que poderiam prejudicar o metabolismo corporal. Entretanto, estudos recentes mostraram que o ovo é, na verdade, fonte de vários nutrientes e características benéficas para a saúde humana.

Que tal conferir quais são os benefícios do ovo?

Rico em vitaminas e minerais

O ovo é um alimento poderosíssimo quando o assunto é seu valor nutricional. Rico em vários tipos de vitaminas e minerais, esse alimento é uma fonte rica em compostos como:

  • Vitamina B12;
  • Vitamina A;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Folato;
  • Zinco;
  • Vitamina E;
  • Potássio.

Vale lembrar que a grande maioria desses nutrientes é encontrado na gema do ovo e, por isso, para aproveitá-los é importante não descartar essa parte do alimento na hora de utilizá-lo.

Excelente fonte de proteína de alto valor biológico

Além de ser uma poderosa fonte de vitaminas e minerais, o ovo é um alimento muito lembrado por sua alta concentração de proteínas de alto valor biológico. As proteínas de alto valor biológico são aquelas encontradas em produtos de origem animal e que são mais bem absorvidas e utilizadas pelo metabolismo humano.

O ovo é responsável por garantir a ingestão desse nutriente e também ser fonte importante de aminoácidos que são chamados de essenciais para a saúde, visto que nosso organismo não consegue metabolizá-los e eles devem ser ingeridos pela dieta.

Fornece antioxidantes que protegem a visão

A função do ovo não é apenas fornecer proteínas, aminoácidos e vitaminas encontradas em alimentos de origem animal. Esse alimento também apresenta uma função antioxidante importante, que tem efeito protetor para uma das partes mais importantes do nosso corpo: a visão.

Os antioxidantes encontrados nos ovos, que são a zeaxantina e a luteína, estão em abundância na gema e garantem um efeito protetor contra a catarata e a degeneração macular, que podem, a longo prazo, evoluir para quadros de cegueira e deficiência visual.

Importante para  estrutura muscular

Por ser uma fonte importante de proteína para o corpo, é natural entender por que o ovo é um alimento importante para toda a nossa estrutura muscular. Entretanto, ele conta com um outro composto importante para o desenvolvimento dessas fibras que estruturam o corpo humano: a leucina.

Encontrada na clara do ovo, a leucina é um aminoácido essencial para garantir a formação de novas fibras musculares e, consequentemente, no crescimento de novas fibras.

Fonte de colina

Outro nutriente importante encontrado no ovo é a colina. Também disponível na gema do ovo, a colina é uma vitamina do complexo B que tem papel importante na formação de nossa rede neural e para a saúde do cérebro, auxiliando a evitar o desenvolvimento de doenças degenerativas como o Parkinson e o Alzheimer.

O ovo é um dos alimentos mais importantes da nossa dieta diária e, por isso, deve estar presente na nossa opção de cardápio, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar.

Você tem o hábito de consumir ovos? Se sim, com qual frequência? Quais dos benefícios do ovo você mais se surpreendeu? Conte para a gente!