5 Benefícios do ovo que você tem que saber

MaxxiOvos Logo

O ovo é um dos alimentos mais versáteis e democráticos que existe. Fácil de consumir, de preparar, de utilizar em diferentes receitas e, principalmente, de agradar a todos os paladares. Conheça agora 5 benefícios do ovo que ajudam na sua saúde e disposição.

Esse alimento já foi visto como vilão por muitos profissionais da saúde por conta de publicações científicas que afirmavam que esse alimento era fonte de gorduras e colesterol que poderiam prejudicar o metabolismo corporal. Entretanto, estudos recentes mostraram que o ovo é, na verdade, fonte de vários nutrientes e muito benéfico para a saúde humana.

5 benefícios do ovo que você deve saber
5 benefícios do ovo que você deve saber

Que tal conferir quais são os benefícios do ovo?

Rico em vitaminas e minerais

O primeiro dos benefícios do ovo é que ele é um alimento poderosíssimo quando o assunto é seu valor nutricional. Rico em vários tipos de vitaminas e minerais, esse alimento é uma fonte rica em compostos como:

  • Vitamina B12;
  • Vitamina A;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Folato;
  • Zinco;
  • Vitamina E;
  • Potássio.

Vale lembrar que a grande maioria desses nutrientes é encontrado na gema do ovo, por isso, para aproveitá-los é importante não descartar essa parte do alimento na hora de utilizá-lo. Para isso temos uma linha completa de gema de ovo integral pasteurizada e gema de ovo em pó, desenvolvidas para sua praticidade na hora de consumir ou realizar suas receitas. Caso queira conheça aqui nossa linha de gemas de ovos em pó ou as nossas gemas de ovos pasteurizadas.

Excelente fonte de proteína de alto valor biológico

Além de ser uma poderosa fonte de vitaminas e minerais, o ovo é um alimento muito lembrado por sua alta concentração de proteínas de alto valor biológico. As proteínas de alto valor biológico são aquelas encontradas em produtos de origem animal e que são mais bem absorvidas e utilizadas pelo metabolismo humano.

O ovo é responsável por garantir também importante fonte de aminoácidos que são chamados de essenciais para a saúde, visto que nosso organismo não consegue metabolizá-los e eles devem ser ingeridos pela dieta. Você sabia que a Albumina é uma das fontes preferidas por atletas para recuperação muscular? Conheça a nossa linha de albumina com sabores e também a nossa linha Albu Protein, albumina para o seu dia a dia.

Fornece antioxidantes que protegem a visão

5 Benefícios do ovo
5 Benefícios do ovo

A função do ovo não é apenas fornecer proteínas, aminoácidos e vitaminas encontradas em alimentos de origem animal. Esse alimento também apresenta uma função antioxidante importante, que tem efeito protetor para uma das partes mais importantes do nosso corpo: a visão.

Os antioxidantes encontrados nos ovos, que são a zeaxantina e a luteína, estão em abundância na gema e garantem um efeito protetor contra a catarata e a degeneração macular, que podem, a longo prazo, evoluir para quadros de cegueira e deficiência visual.

Importante para estrutura muscular

Por ser uma fonte importante de proteína para o corpo, é natural que o ovo seja um alimento importante para toda a nossa estrutura muscular. Entretanto, ele conta com outro composto importante para o desenvolvimento dessas fibras que estruturam o corpo humano: a leucina. Sendo ela um dos grandes benefícios do ovo.

Encontrada na clara do ovo, a leucina é um aminoácido essencial para garantir a formação de novas fibras musculares e, consequentemente, no desenvolvimento de músculos.

Fonte de colina

Outro nutriente importante encontrado no ovo é a colina, um dos principais benefícios do ovo. Também disponível na gema do ovo, a colina é uma vitamina do complexo B. Ela tem papel importante na formação de nossa rede neural e para a saúde do cérebro, auxiliando a evitar o desenvolvimento de doenças degenerativas como o Parkinson e o Alzheimer.

Um dos benefícios do ovo é evitar desenvolvimento de doenças
Um dos benefícios do ovo é evitar desenvolvimento de doenças

O ovo é um dos alimentos mais importantes da nossa dieta diária e, por isso, deve estar presente no cardápio, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar.

Você tem o hábito de consumir ovos? Se sim, com qual frequência? Quais dos benefícios do ovo você mais se surpreendeu? Conte para a gente!

E lembre-se que a MaxxiOvos oferece uma linha completa de produtos que oferecem muito mais praticidade para o consumo de ovo em suas receitas, por isso clique e conheça nossos produtos.

Você sabia? De acordo com o Guia Alimentar Para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, os ovos são alternativas para outros alimentos de origem animal.

Mais MaxxiOvos

Produtos

Que fazem diferença no seu dia dia