Como acrescentar pasta de amendoim na dieta?

Para quem quer viver uma vida mais saudável, a qualidade da alimentação faz diferença nos resultados corporais e nos exames de rotina. Nós somos o que comemos e, por isso, quanto melhor nos alimentamos, melhor é a nossa saúde.
Um dos alimentos que vem fazendo sucesso na dieta de quem quer viver melhor é a pasta de amendoim. Popular na América do Norte, a pasta de amendoim chegou no Brasil como um verdadeiro sucesso por conta de suas características nutricionais.
Que tal conhecer um pouco mais sobre ela e como adicioná-la na sua alimentação?
O que é a pasta de amendoim?
A pasta de amendoim é um alimento produzido a partir do amendoim, uma oleaginosa muito popular em qualquer lugar do mundo. Também conhecida em algumas regiões como manteiga de amendoim, esse alimento nada mais é do que um creme produzido após prensar e bater a oleaginosa, conseguindo essa pasta nutritiva.
Por conta de sua grande concentração de óleos (que são extremamente nutritivos e saudáveis), o amendoim é capaz de formar essa pasta nem a necessidade de acrescentar nenhum outro ingrediente em sua receita.
Quais são suas características nutricionais?
A pasta de amendoim é um alimento conhecido por suas fortes características nutricionais, que são derivadas da oleaginosa que lhe dá origem - só que ainda mais concentradas quando ele é servido na forma de pasta.
Ela é fonte de vitaminas como a E e todo o complexo B, além de minerais como o ferro, cobre, zinco, selênio, magnésio e cálcio. Esse alimento também é uma excelente fonte de antioxidantes naturais e fitoesterois, que protegem o organismo do desenvolvimento de doenças degenerativas e de vários tipos de câncer.
Sua composição nutricional também é muito interessante, visto que ela conta com mais de 25% de proteínas em suas estruturas e cerca de 40% de lipídeos - mas todos essenciais e saudáveis para a saúde humana.
Por que consumir a pasta de amendoim na minha dieta?
A pasta de amendoim é um alimento que pode oferecer vários benefícios para a sua saúde:
Protege o coração
Quem tem o hábito de consumir pasta de amendoim pode reduzir em até 40% os riscos de doenças cardíacas quando comparado com quem não consome. Esse alimento também melhora a produção de colesterol bom (HDL) e reduz o colesterol ruim (LDL).
Rica em ômega 9
Você já sabe que as gorduras do tipo ômega são essenciais para a sua saúde cardiovascular, não é mesmo? Pois a pasta de amendoim é tão rica nela quanto o azeite e o abacate (dois alimentos igualmente poderosos).
Essa gordura ajuda a controlar o colesterol, a glicose no sangue e os triglicérides circulantes no sangue.
Ajuda a emagrecer
A pasta de amendoim aumenta nossa sensação de saciedade e, por isso, pode reduzir em quase 30% a chance de ganhar peso após sua ingestão. Ela também conta com a ativação de um hormônio que inibe o depósito de gordura na região do abdômen.
Dicas para adicionar esse alimento na rotina
A pasta de amendoim é um alimento versátil e muito fácil de acrescentar na sua rotina. Ela pode fazer parte de receitas para qualquer hora do dia e tudo que você precisa é de um pouco de criatividade para usá-la.
Algumas ideias para adicionar esse alimento no seu dia a dia:
- Sanduíche com geleia e pasta de amendoim (um clássico americano);
- Shakes saudáveis com pasta de amendoim, frutas e outros alimentos;
- Rodelas de banana, de damasco seco ou fatias de maçã com pasta de amendoim;
- Tapioca recheada de pasta de amendoim e banana;
- Biscoito de arroz com pasta de amendoim.
Para acrescentar esse alimento de maneira correta na sua alimentação, não deixe de consultar um nutricionista!
Você tem o hábito de comer pasta de amendoim? Conte para a gente quais suas receitas favoritas com esse alimento.
2 Comentário(s)
Ivany
Quero conhecer
Fev 18, 2017 00:00
MaxxiOvos
Olá Ivany, confira a pasta de amendoim enriquecida com Albumina da MaxxiOvos, acesse https://www.maxxiovos.com.br/protein-nut.html
Ago 11, 2032 00:00