Como acrescentar pasta de amendoim na dieta?

Conhece a pasta de amendoim? Aprenda a adicioná-la na sua rotina!

Para quem quer viver uma vida mais saudável, a qualidade da alimentação faz diferença nos resultados corporais e nos exames de rotina. Nós somos o que comemos e, por isso, quanto melhor nos alimentamos, melhor é a nossa saúde.

Um dos alimentos que vem fazendo sucesso na dieta de quem quer viver melhor é a pasta de amendoim. Popular na América do Norte, a pasta de amendoim chegou no Brasil como um verdadeiro sucesso por conta de suas características nutricionais.

Que tal conhecer um pouco mais sobre ela e como adicioná-la na sua alimentação?

 

O que é a pasta de amendoim?

A pasta de amendoim é um alimento produzido a partir do amendoim, uma oleaginosa muito popular em qualquer lugar do mundo. Também conhecida em algumas regiões como manteiga de amendoim, esse alimento nada mais é do que um creme produzido após prensar e bater a oleaginosa, conseguindo essa pasta nutritiva.

Por conta de sua grande concentração de óleos (que são extremamente nutritivos e saudáveis), o amendoim é capaz de formar essa pasta nem a necessidade de acrescentar nenhum outro ingrediente em sua receita.

 

Quais são suas características nutricionais?

A pasta de amendoim é um alimento conhecido por suas fortes características nutricionais, que são derivadas da oleaginosa que lhe dá origem - só que ainda mais concentradas quando ele é servido na forma de pasta.

Ela é fonte de vitaminas como a E e todo o complexo B, além de minerais como o ferro, cobre, zinco, selênio, magnésio e cálcio. Esse alimento também é uma excelente fonte de antioxidantes naturais e fitoesterois, que protegem o organismo do desenvolvimento de doenças degenerativas e de vários tipos de câncer.

Sua composição nutricional também é muito interessante, visto que ela conta com mais de 25% de proteínas em suas estruturas e cerca de 40% de lipídeos - mas todos essenciais e saudáveis para a saúde humana.

 

Por que consumir a pasta de amendoim na minha dieta?

A pasta de amendoim é um alimento que pode oferecer vários benefícios para a sua saúde:

Protege o coração

Quem tem o hábito de consumir pasta de amendoim pode reduzir em até 40% os riscos de doenças cardíacas quando comparado com quem não consome. Esse alimento também melhora a produção de colesterol bom (HDL) e reduz o colesterol ruim (LDL).

Rica em ômega 9

Você já sabe que as gorduras do tipo ômega são essenciais para a sua saúde cardiovascular, não é mesmo? Pois a pasta de amendoim é tão rica nela quanto o azeite e o abacate (dois alimentos igualmente poderosos).

Essa gordura ajuda a controlar o colesterol, a glicose no sangue e os triglicérides circulantes no sangue.

Ajuda a emagrecer

A pasta de amendoim aumenta nossa sensação de saciedade e, por isso, pode reduzir em quase 30% a chance de ganhar peso após sua ingestão. Ela também conta com a ativação de um hormônio que inibe o depósito de gordura na região do abdômen.


Dicas para adicionar esse alimento na rotina

A pasta de amendoim é um alimento versátil e muito fácil de acrescentar na sua rotina. Ela pode fazer parte de receitas para qualquer hora do dia e tudo que você precisa é de um pouco de criatividade para usá-la.

Algumas ideias para adicionar esse alimento no seu dia a dia:

  • Sanduíche com geleia e pasta de amendoim (um clássico americano);
  • Shakes saudáveis com pasta de amendoim, frutas e outros alimentos;
  • Rodelas de banana, de damasco seco ou fatias de maçã com pasta de amendoim;
  • Tapioca recheada de pasta de amendoim e banana;
  • Biscoito de arroz com pasta de amendoim.

 Para acrescentar esse alimento de maneira correta na sua alimentação, não deixe de consultar um nutricionista!

Você tem o hábito de comer pasta de amendoim? Conte para a gente quais suas receitas favoritas com esse alimento.