Como começar a praticar atividades físicas?

Inúmeros estudos relacionam a prática de exercícios físicos a uma vida mais saudável e com maior qualidade, tanto fisicamente quanto mentalmente. O estímulo para sempre se movimentar por meio de esportes e outras atividades deve começar na infância, desta forma, criando o hábito desde cedo.

A atividade física auxilia no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças, no crescimento e desenvolvimento das estruturas ósseas e musculares, no gerenciamento de peso, no controle da pressão arterial e na melhora de perfis lipídicos, com a diminuição do colesterol total e aumento do "colesterol bom". Ela contribui também para a melhora do condicionamento físico, da flexibilidade, da capacidade respiratória e do humor, com a liberação de serotonina.

Porém, apesar de todos os benefícios atribuídos à prática, 46% da população brasileira não atingem o nível de adequação recomendado. Esse parâmetro, definido pela Organização Mundial da Saúde, OMS, em 2010, orienta os adultos à prática de pelo menos 150 minutos por semana de atividade física moderada ou 75 minutos por semana de atividade física vigorosa. Essa é a frequência necessária para conquistar as mudanças advindas da atividade regular e para mantê-las.

Para melhorar a prática de atividades físicas, algumas mudanças de hábitos podem ser bastante úteis, como:

• Caso precise sair de casa, procure percorrer distâncias menores, no dia a dia, a pé, deixando o carro, ônibus e táxi para distâncias maiores. Durante a pandemia, não esqueça de usar a sua máscara e se possível manter pelo menos 1,5 m de outras pessoas;

• Evite ficar por muito tempo em frente à televisão;

• Quando possível utilize as escadas ao invés dos elevadores;

• Descubra um hobby;

• Comece praticando uma atividade que lhe dê prazer.

Não se esqueça que um profissional qualificado é a única pessoa que poderá instrui-lo com segurança, visando sempre a sua saúde.


Referências: 1. Carvalho TD, Nóbrega AD, Lazzoli JK, Magni JRT, Rezende L, Drummond FA, et al. Posição oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: atividade física e saúde. Rev Bras Med Esporte. 1996;2(4):79-81. 2. Erlichman J, Kerbey AL, James WP. Physical activity and its impact on health outcomes. Paper 1: The impact of physical activity on cardiovascular disease and all-cause mortality: an historical perspective. Obes Rev 2002;3:257-71. 3. Prado ES, Dantas EHM. Efeitos dos exercícios físicos aeróbio e de força nas lipoproteínas HDL, LDL e lipoproteína(a). Arq. Bras. Cardiol. 2002; 79(4): 429-433. 4. Chaoulo VF. Efects of acute physical exercise on central serotonergic systems. Med Sci Sports Exerc. 1997;29:58–62. 5. Brasil. Ministério da Saúde. Vigitel Brasil 2017: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 6. World Health Organization. Global recommendations on physical activity for health. Genebra: WHO; 2010