Como economizar tempo na cozinha

Tempo é dinheiro. Você provavelmente já ouviu falar nessa frase, não é mesmo? Na cozinha, essa máxima talvez não tenha relação tão direta com o valor financeiro, mas tem muita relação com a preciosidade que o tempo pode ter para o preparo de uma receita perfeita. 

Economizar tempo na cozinha e conseguir fazer uma boa receita em um intervalo curto são dois objetivos comuns de um cozinheiro de aventuras ou de um bom chef. Mas como conseguir ganhar tempo ao elaborar seus pratos? Separamos algumas dicas!

Deixe tudo da receita separadinho para usar

Um bom cuidado para começar a economizar tempo na cozinha é se organizar antes de começar a praticar a receita. Isso significa começar a separar os produtos e utensílios que vão ser utilizados no desenvolvimento da mesma, para ficar tudo à mão quando você iniciar o preparo.

Além disso, é interessante já fazer o mis en place, que é a técnica de deixar tudo higienizado, cortadinho e picadinho para ter tudo pronto para uso na receita. Essa técnica vai lhe ajudar a ganhar muito tempo no preparo.

Leia a receita antes de começar

Uma das maiores falhas cometidas por quem vai fazer uma receita na cozinha é não ler como executá-la antes de começar. Ir preparando a receita ao longo que você vai descobrindo quais são os próximos passos é uma das tarefas mais difíceis que um cozinheiro pode enfrentar.

Para evitar que você seja surpreendido com uma técnica que não sabe colocar em dia ou um ingrediente que não tem em casa, que tal dar uma conferida na receita antes de qualquer coisa? Você vai economizar um bom tempo com essa atitude!

Use ingredientes práticos e que vão lhe ajudar a ganhar tempo

A indústria alimentícia avançou muito no aspecto de desenvolvimento de alimentos que tornam o dia a dia mais prático e rápido. E esses alimentos podem lhe ajudar a ganhar muito tempo na cozinha, quando estiver executando uma receita.

Um bom exemplo de um ingrediente prático e que tem ganhado cada vez mais espaço nas preparações industriais ou caseiras é o ovo pasteurizado ou desidratado. Por permitir um porcionamento melhor desse alimento nas receitas, menor desperdício e, principalmente, facilidade de manuseio, o produto é uma opção muito importante para quem quer economizar tempo na cozinha.

Exemplo de receitas que podem se beneficiar desses produtos

Se você ainda tem dúvida sobre quais receitas podem se beneficiar do uso desse tipo de ovo pasteurizado ou desidratado, abaixo separamos uma lista daquelas que podem ser preparadas rapidamente com a ajuda do alimento:

  • Suflês;
  • Omeletes;
  • Ovos mexidos;
  • Ovos fritos;
  • Bolos;
  • Massas;
  • Panquecas.

Além do benefício de ganhar tempo no preparo de suas receitas, usar ovos pasteurizados ou desidratados pode resultar, inclusive, em mais economia para você! Como o desperdício é menor do que o encontrado com ovos in natura, seu bolso também agradece essa escolha (sem você precisar perder em nada quando o assunto é qualidade de sabor ou de valor nutricional).

Como você faz para ganhar tempo na cozinha? Conte para a gente!