Como evitar o desperdício de alimentos

Aprenda a evitar o desperdício de alimentos de maneira simples!

O desperdício de alimentos é o maior vilão da rotina de quem fica responsável por gerenciar a comida da casa. Mesmo o cozinheiro ou a dona de casa mais experiente pode acabar sofrendo com a necessidade de jogar fora e perder uma parte dos alimentos ou da refeição na hora de cozinhar.

Para evitar o desperdício de alimentos, entretanto, tudo que a gente precisa é de um pouquinho de gerenciamento inteligente dos ingredientes e produtos que vão ficar armazenados e que serão utilizados na cozinha. Por isso, se você estiver enfrentando dificuldades nesse aspecto, esse artigo vai lhe ajudar a solucionar boa parte dos desperdícios de alimentos que acontecem na sua casa.

Confira nossas dicas para minimizar a perda de alimentos na sua rotina de cozinha.

Tenha um cardápio semanal para todas as refeições da família

A melhor maneira de organizar a sua cozinha com tudo que você precisa para as refeições de toda família é contar com a ajuda de um cardápio.

O cardápio semanal vai te ajudar a entender exatamente quais são os alimentos e ingredientes que você precisa ter em casa, otimizando a utilização de todos eles na elaboração das receitas. Quando você já sabe exatamente o que vai precisar cozinhar, pode se dedicar a fazer compras otimizadas dos alimentos, nas porções adequadas para aquela semana, evitando jogar fora algo que não foi utilizado.

Não faça estoques de alimentos

Apesar de ser uma prática muito comum em famílias com quatro ou mais pessoas, o estoque de alimentos é uma técnica que não faz muito sentido para quem quer minimizar o desperdício - especialmente quando estamos falando de alimentos frescos e produtos perecíveis.

O cardápio semanal te ajuda a evitar ter que estocar muitos alimentos em casa, mas você sempre pode criar o hábito de dar aquela conferida nos armários e na geladeira antes de sair para o supermercado, conferindo tudo que tem em casa para utilizar e o que não precisa se preocupar em comprar.

Na geladeira o primeiro que entra é o primeiro que sai

Uma regra tradicionalmente utilizada nas cozinhas industriais e de restaurantes para evitar a perda de ingredientes por conta de prazo de vencimento é a do “primeiro que entra é o primeiro que sai”.

Essa regra é simples de entender: uma vez que se usa um alimento ou um ingrediente, caso seja necessário guardar de volta uma parte que não foi usada, é importante colocar a data em que esse produto foi manipulado para, quando você for fazer uma nova receita, focar nos ingredientes que vão vencer primeiro. Dessa maneira, você evita esquecer um alimento que está guardado na sua geladeira ou armário e que precisa ser utilizado de maneira mais rápida que outro que você pretende abrir ou manipular.

Assim, a chance de jogar fora algo que estragou no seu estoque é menor - e você ainda otimiza o uso dos ingredientes na sua cozinha.

Usar versões concentradas de ingredientes básicos da cozinha

Alguns ingredientes básicos de cozinha, mas que são altamente perecíveis, contam com substitutos industrializados que podem lhe ajudar a evitar o desperdício e ganhar tempo na hora de preparar suas receitas.

Um bom exemplo são as versões pasteurizadas ou em pó de ovos, claras e gemas, que são mais facilmente porcionadas para usar em receitas, mantendo a mesma qualidade de sabor e valor nutricional, sem que você tenha que aumentar o desperdício na sua cozinha.

Prefira recipientes transparentes para guardar alimentos

Quando você for guardar sobras de refeições e de alimentos é importante priorizar o uso de recipientes transparentes para o armazenamento. O motivo da escolha desse tipo de recipiente é facilitar a visualização do que está dentro dele, lhe ajudando a focar na utilização de produtos que são mais perecíveis e que você precisa priorizar para não desperdiçar.

Reaproveite alimentos e pedaços não tradicionalmente usados

Você tem o hábito de cortar talos, folhas e cascas das suas frutas e vegetais e jogar tudo fora após preparar uma receita? Saiba que você pode minimizar o desperdício desse resíduo orgânico, transformando essas partes em ingredientes nutritivos e saborosos de receitas.

Folhas podem ser refogadas e incrementar sopas, molhos, saladas, tortas e massas, assim como talos e cascas podem enriquecer farinhas, sucos e até massas de bolos, biscoitos e panquecas.

Para as partes de alimento que você não deseja colocar nas suas receitas, você também pode utilizá-las para nutrir e adubar suas plantas e minimizar a produção de lixo orgânico na sua casa.

Só compre a promoção quando ela realmente for necessária

Sabemos que é uma grande dificuldade resistir a uma promoção quando estamos no supermercado - especialmente quando ela é muito boa. Mas se você está com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos, precisa colocar em prática o hábito de apenas comprar a promoção quando ela for realmente necessária.

Quando você cai na tentação de comprar na promoção algo que nem sempre sabe que vai usar, apenas porque está barato, o risco disso se tornar um ingrediente desperdiçado na sua cozinha no futuro é relativamente grande. Lembre-se disso!

Só lave as frutas e vegetais quando for consumi-las

Você sabia que quando lava uma fruta ou um vegetal, diminui a proteção natural que esses alimentos têm contra bactérias e microorganismos que podem deteriorá-lo? Exatamente por isso é que o hábito de lavar os alimentos frescos antes de guardá-los na geladeira é uma prática que não deve fazer parte do seu dia a dia, já que pode reduzir o prazo de validade deles, mesmo refrigerados.

Por isso, lembre-se de apenas lavar as frutas e vegetais quando você for consumi-las imediatamente, evitando um desperdício indesejado.

A MaxxiOvos te ajuda a diminuir o desperdício

Muitas receitas exigem o uso de claras de ovos, e nesse caso, as gemas acabam sendo inutilizadas. Assim, você pode evitar esse tipo de desperdício trocando os tradicionais ovos in natura pelos produtos da MaxxiOvos. Além de contar com toda a segurança alimentícia que o produto tem a oferecer, você também conta apenas com o ingrediente que vai usar – na medida que precisar.

Além da tradicional Clara de Ovo Pasteurizada, que é líquida é ideal para receitas que exigem claras em neve, e contém opção com e sem sabor, você ainda pode escolher pelas Claras de Ovos Desidratas, ideal par quem precisa delas em pó para suas receitas.

É ou não é uma excelente dica?

Essas são apenas algumas das atitudes que você pode ter em casa para evitar o desperdício de alimentos. Qual delas você já colocou em prática no seu dia a dia? Conte para a gente!