Consumo de proteínas para o ganho e manutenção da massa muscular

Atualmente, a prática do exercício físico tem sido bastante estimulada, especialmente pelos benefícios que ele proporciona ao condicionamento físico e a saúde do nosso corpo. A musculação tem sido uma das mais procuradas, por ser uma atividade física que aumenta a força e proporciona o crescimento dos músculos.¹ Mas, para obter estes resultados e evitar complicações é necessário seguir uma alimentação adequada.

Para alcançar os resultados desejados, a proteína é um nutriente indispensável!

As proteínas são parte fundamental de qualquer dieta pois são utilizadas em diversas funções do nosso organismo. Imagine nosso corpo como uma grande construção: quando quebradas em pedaços menores, chamadas de aminoácidos, as proteínas atuam como tijolos, servindo como estrutura do nosso organismo. Através disso, cumprem funções essenciais como produção de células de defesa, hormônios e de partes estruturais do corpo, como pele, unhas, cabelo e principalmente os músculos.²

Essenciais para o ganho e manutenção dos músculos!

Durante períodos de treinamento, a ingestão inadequada de proteínas pode levar a uma degradação de tecidos, resultando na perda de tecido muscular. Pensando nisso, a ingestão adequada de proteínas é de extrema importância para quem pratica atividade física e quer ganhar músculos, pois ela quem atura na reparação e construção da musculatura. Opte sempre por alimentos fontes de proteínas, como por exemplo, ovos, leites, carnes e peixes. ³

Procure sempre a ajuda de um profissional nutricionista!

O papel do nutricionista no âmbito esportivo é ofertar aos praticantes um ótimo estado nutricional pois é ele quem desenvolve avaliações específicas para as necessidades do praticante. Busque sempre a orientação dele para adequar seu consumo e alcançar os objetivos!

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Referências: 1. Westcott W. Resistance Training is Medicine. Current Sports Medicine Reports. 2012;11(4):209-216. 2. Cozzolino SMF. Biodisponibilidade de nutrientes. 2. ed. Barueri: Manole; 2007. 991 p 3. Morton R, Murphy K, McKellar S, Schoenfeld B, Henselmans M, Helms E et al. A systematic review, meta-analysis and meta-regression of the effect of protein supplementation on resistance training-induced gains in muscle mass and strength in healthy adults. British Journal of Sports Medicine. 2017-097608.