Dia Mundial da Saúde: como a alimentação saudável torna sua vida mais feliz?

Em tempos de pandemia, a saúde mental tem sido um assunto cada vez mais discutido e a felicidade se tornou algo ainda mais valioso e desejado!

Você sabia que uma alimentação adequada pode te ajudar nisso? Ao se alimentar de forma equilibrada, há efeitos positivos em 3 pilares importantes para o seu bem-estar: humor, sono e produtividade.

Quer entender melhor? A seguir, iremos te explicar!

HUMOR

O triptofano é um aminoácido (pedaço de proteína) cuja uma das funções no nosso corpo é ajudar na produção do hormônio serotonina, também conhecido como “hormônio da felicidade”. Ele está ligado à sensação de alegria e bem-estar, além de ajudar a reduzir a ansiedade. Para consumir triptofano, inclua na alimentação alimentos como clara do ovo, presente nas Albuminas MaxxiOvos, banana, chocolate amargo, grão-de-bico e peixes como salmão, truta, sardinha e atum (fontes de ômega 3).

SONO ADEQUADO

Sem dúvida, uma boa noite de sono tem impacto no bem-estar durante todo o dia, por isso, todo cuidado é válido!

Cada vez mais, surgem pesquisas demonstrando a relação entre uma alimentação adequada e a qualidade do sono. Os pesquisadores descobriram que pessoas que dormem pouco são aquelas que apresentam um alto consumo de gorduras durante o dia e também um baixo consumo de alimentos fontes de proteínas, como ovos e carnes. As proteínas também parecem ter influência para “pegar no sono”, já que a baixa ingestão deste nutriente está associada a uma maior dificuldade em iniciar o sono.

PRODUTIVIDADE

Sentir que não rendeu no trabalho ou nos estudos é frustrante e você fica com aquela sensação ruim de que seu dia não foi como gostaria, né? Pois saiba que a alimentação pode dar uma mãozinha quando o assunto é produtividade!

Incluir frutas ricas em flavonoides como açaí e morango pode ajudar na memória e concentração. Consumir alimentos fontes de luteína e zeaxantina, como o ovo, pode contribuir para um melhor desempenho intelectual. Da mesma forma, é importante saber que uma alimentação desequilibrada, cheia de gorduras saturadas e/ou açúcar, pode prejudicar a memória e a concentração.

Vale a pena ter atenção na hora de se alimentar para que seu dia seja cheio de felicidade e bem-estar!

 

 

Referências: 1. Lindseth G, Helland B, Caspers J. The Effects of Dietary Tryptophan on Affective Disorders. Arch Psychiatr Nurs. 2015; 29(2): 102–107. 2. Lyra ACF. Avaliação da interação da ovoalbumina, principal alérgeno natural da clara do ovo, com sulfonamidas através de estudos espectroscópicos e de atividade biológica. Dissertação (mestrado em Química e Biotecnologia) – Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Química e Biotecnologia. Maceió, 2017. 3. Gonçalves LF, Haas P. Impacto da alimentação associada ao hábito do sono: uma revisão sistemática. Research, Societyand Development. 2020; 11(9): 1-18. 4. Spencer SJ, Korosi A, Layé S, Shukitt-Hale B, Barrientos RM. Food for thought: How nutrition impacts cognition and emotion. Science of Food (Nature). 2017; 7(1): 1-8. 5. Martínez-García RM, Jiménez-Ortega AI, López-Sobaler AM, Ortega RM. Nutrition strategies that improve cognitive function. Nutr Hosp. 2018; 35(6): 16-19.