Dicas de como incluir opções deliciosas, saudáveis e baratas na Ceia de Natal

Se você é daquelas pessoas que pensam em Natal, já lembra de preparações nada equilibradas, cheias de gorduras e vazias em nutrientes, vamos te contar uma coisa – dá para incluir opções saudáveis e cheias de sabor nesta data tão especial! E de quebra, ainda dá para poupar dinheiro – dica importantíssima em uma época que já é cheia de gastos, não é mesmo?

Pois então confira essas 4 dicas de opções gostosas, saudáveis e baratas para o Natal:

- FRANGO RECHEADO

Para fugir do alto preço da carne bovina, as aves são uma ótima opção! E para essa preparação não ficar com cara de comida do dia a dia, vale caprichar no recheio. A farofa é uma ótima alternativa, pois além de dar mais sabor à receita, ainda pode levar inúmeros ingredientes como ovos, cenoura, nozes, milho, azeitona, e assim, agradar a todos. Ah, e olha que bacana: o frango é uma ótima fonte de proteínas e tem um teor menor de gorduras quando comparado a outras carnes.

- FAROFA DE OVOS

Com certeza essa é uma opção que não pode ficar de fora da ceia! Coringa para acompanhar qualquer prato, essa farofa ainda leva um ingrediente para lá de especial: o ovo! Acessível e saboroso, o ovo é cheio de nutrição: na clara, é riquíssimo em proteínas essenciais para músculos, tecidos e sistema imune; já na gema, é possível encontrar vitaminas e minerais responsáveis por, por exemplo, a saúde dos olhos. Bacana, não é?!

- ARROZ COM LENTILHA

Combinação bem típica das festas de final de ano, essa dupla ainda tem uma característica bem especial: a combinação perfeita de aminoácidos! Calma que vamos te explicar isso direitinho: os aminoácidos são os tijolinhos que compõem as proteínas. Cada alimento tem uma combinação de aminoácidos, e nem sempre possuem todos eles. O bacana da combinação de um cereal (como o arroz) com uma leguminosa (como a lentilha) é que os aminoácidos que faltam no arroz, estão na lentilha, e vice-versa! O casal perfeito, não é mesmo?

- TAÇA DE MORANGO COM IOGURTE NATURAL

Essa sobremesa vai trazer uma explosão de sabores para seu paladar – e um combo incrível de nutrientes para o seu corpo. Enquanto os morangos são fontes de fibras e vitamina C (ótima para ajudar a fortalecer a imunidade), o iogurte oferece cálcio (essencial para a saúde dos ossos) e proteínas, que compõem músculos, tecidos, contribuem para a imunidade e ainda podem ajudar na saciedade. Se preferir, você ainda pode adicionar raspas de chocolate amargo em cima da sobremesa. Hummm, só de pensar deu água na boca!

Viu como ingredientes simples e uma boa dose de criatividade podem te ajudar a fazer uma ceia nutritiva, equilibrada e que ainda não pesa no bolso? Então mãos à obra, e aproveite muito essa linda época do ano!

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  1. Philippi ST. Nutrição e Técnica Dietética. 3ª ed. Barueri: Manole. 2015.
  2. Nisbet AD, Saundry RH, Moir AJ, Fothergill LA, Fothergill JE. The Complete Amino-Acid Sequence of Hen Ovalbumin. Eur J Biochem. 1981; 115, 335-345.
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  4. Silva ACC, Frota KMG, Arêas JAG. Funções plenamente reconhecidas de nutrientes: Proteínas. Série de Publicações ILSI Brasil. Volume 20. 2012.
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