Existem alimentos emagrecedores?

O aumento dos índices de obesidade e de sobrepeso na população mundial, além da crescente busca por hábitos saudáveis, propiciaram destaque para os alimentos "emagrecedores". De supermercados a lojas de produtos naturais, as prateleiras foram tomadas por opções que, segundo propagandas, garantem o emagrecimento fácil.

Chás, sucos, sementes, frutas, folhas, grãos... Os emagrecedores estão em todas as categorias de alimentos. Mas a pergunta que permanece é: esses alimentos são emagrecedores?

Ao contrário do que muitos possam crer, não existem alimentos emagrecedores. Nenhum alimento sozinho é capaz de promover a perda de peso em um indivíduo, e sim o conjunto de dois fatores: uma alimentação equilibrada e exercícios físicos. Os exercícios aeróbicos, apesar de nunca saírem de moda, estão mais em alta do que nunca nas academias. Isso se deve ao elevado gasto calórico atribuído aos treinos aeróbicos intercalados de alta intensidade, conhecidos como HIIT.

É importante destacarmos que é essencial a orientação de profissionais qualificados para a perda de peso com saúde.

Referências: 1. Silva, AL, Miranda, GDF, Liberali, R. A influência dos carboidratos antes, durante e após-treinos de alta intensidade. RBNE 2008; 2(10); 211-24. 2. Rodriguez NR, DiMarco NM, Langley S; American Dietetic Association; Dietitians of Canada; American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance. Position of the American Dietetic Association, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and athletic performance. J Am Diet Assoc. 2009 Mar; 109 (3): 509-27.