4 ALIMENTOS FUNCIONAIS PARA AJUDAR NO PRÉ TREINO

 

O ano começou, e com ele a promessa de que você vai pegar firme nos treinos! Afinal, manter a saúde em dia traz benefícios não só para o corpo, mas para a mente também!

Mas além daquelas dicas bem conhecidas, como hidratar-se bem, manter a frequência dos treinos e cuidar da alimentação, você sabia que alguns alimentos podem ser aliados do seu treino? Além disso, alguns deles ainda podem ajudar a perder aqueles quilinhos que muitas vezes atrapalham seu pique.

Então veja aqui 4 alimentos que podem dar uma forcinha para que o seu treino seja bem aproveitado!

 

  • GUARANÁ

Esse fruto é um velho conhecido quando o assunto é energia – e saiba que não se trata de um mito popular não! Os estudos científicos mostram que o guaraná pode ter até 4 vezes mais cafeína do que o café – lembrando que é a cafeína a substância responsável por ajudar a levantar a energia e mandar a fadiga para longe!

 

  • HIBISCO

Pertencente a família botânica Malvaceae, proveniente da África e Ásia, o hibisco tem recebido bastante atenção da ciência, pois tem mostrado relação com a perda de peso – isso mesmo que você leu! O hibisco contém uma substância com efeito termogênico – ou seja, que ajuda a fazer com que o corpo gaste mais energia, resultando assim em perda de peso. Portanto, se você está praticando atividades físicas para ajudar na perda de peso, eis aqui um ótimo parceiro para te ajudar nessa jornada!

 

 

 

  • PIMENTA

Capsaicina. Esse é o nome da substância que faz com que a pimenta entre para o time dos alimentos aliados na perda do peso. Isso porque esse composto parece ativar sensores de dentro do intestino que aumentam a atividade de centros cerebrais ligados a regulação da temperatura corporal – neste caso, a capsaicina faz aumentar a temperatura corporal, isso pode ajudar a queimar mais calorias e assim, perder peso.

 

  • CHÁ VERDE

Aqui o benefício é duplo! Além de conter cafeína, substância que pode ajudar a dar mais energia para encarar o treinamento, o chá verde ainda conta com a catequina, composto bioativo que está relacionado com o controle do peso e com um menor acúmulo de gordura, efeito comprovado em ratos.

 

Lembrando que nenhum alimento sozinho faz milagres! Para a perda de peso ser efetiva, é preciso adotar hábitos de vida saudáveis, o que inclui prática regular de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

Agora que você já conhece todos os benefícios que esses alimentos podem trazer para o seu corpo e para seu treino, que tal incluí-los na sua alimentação?

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  1. Tfouni SAV, Camargo MCR, Vitorino SHP, Menegário TF, Toledo MCF. Contribuição do guaraná em pó (Paullinia cupana) como fonte de cafeína na dieta. Rev. Nutr. 2007; 20(1): 63-8.
  2. Cunha JM, Viana ESM, Souza JT, Silva SS. Os efeitos do hibisco (Hibiscos sabdariffa) no emagrecimento. Revista Científica Univiçosa. 2016; 8(1): 657-661.
  3. Saito M, Matsushita M, Yoneshiro T, Okamatsu-Ogura Y. Brown Adipose Tissue, Diet-Induced Thermogenesis, and Thermogenic Food Ingredients: From Mice to Men. Frontiers Endocrinol. 2020; 222(11): 1-13.
  4. Cabrera C, Artacho R, Gimenéz R. Beneficial Effects of Green Tea—A Review. Journal of the American College of Nutrition. 2006; 25(2): 79–99.
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