O que é pasteurização de ovos?

MaxxiOvos Logo

Comum há muito tempo na indústria alimentícia o Ovo pasteurizado, a clara de ovo pasteurizada e a gema de ovo pasteurizada agora estão cada vez mais presentes na mesa dos consumidores brasileiros. Seja pela praticidade ou pela eficiência que um produto pasteurizado traz no dia dia das cozinhas. Mas o que é “pasteurização” de ovos?

Para entender melhor é preciso conhecer um pouco sobre a pasteurização. Esta técnica mudou a maneira como nos relacionamos com a comida há muito tempo. Desde o leite que tomamos ao transporte de muitos alimentos.

Mulher olhando o que é pasteurização de ovos no mercado

Quando você caminha entre as prateleiras de mercados alimentícios e supermercados, encontra muitos produtos (sucos, leites, vitaminas, ovos) que, por muito tempo, não tinham um grande tempo de validade após a compra, por serem frescos e se deteriorarem rapidamente. Hoje, esses mesmos produtos, com embalagens específicas, podem ficar por um bom período em armazenamento, permitindo seu uso mesmo muito tempo depois da sua compra.

O processo que permite que tudo isso aconteça é a pasteurização.

O que é pasteurização?

O que é pasteurização?

Pasteurização é o nome dado ao processo de superaquecimento de um alimento por um período curto de tempo, e depois um resfriamento rápido. Isso impede o desenvolvimento e proliferação de microorganismos nesse produto.

Esse processo pode ser feito de várias maneiras, seguindo sempre a regra de que quanto maior a temperatura aplicada no alimento, mais curto deve ser o tempo em que ele é exposto a essa alteração. A escolha do método também varia de acordo com as características do alimento, para garantir melhores resultados e eficiência na eliminação dos microorganismos que podem se encontrar na sua estrutura.

Existem diferentes tipos de pasteurização?

A pasteurização pode ser feita de várias maneiras diferentes, entretanto a mais comum é a chamada de aquecimento térmico, que varia o uso da temperatura de acordo com o alimento tratado. Essa variação de temperatura pode ser feita com aplicação de aquecimento diretamente no produto, com o uso de vapor ou até mesmo com imersão em água quente.

Outros tipos de pasteurização podem usar a irradiação para elevar a temperatura do produto, ou o aquecimento ôhmico, que usa a corrente elétrica para fazer o mesmo. Ambos são menos comuns e ainda são consideradas metodologias muito experimentais para serem aplicadas em qualquer tipo de alimento.

Quais são as vantagens desse processo para a nossa alimentação?

Vantagem dos ovos pasteurizados

O principal benefício da pasteurização para um alimento é, sem sombra de dúvidas, a sua capacidade de reduzir a carga de microorganismos patogênicos em um alimento, garantindo não apenas a sua longevidade mas também segurança alimentar no momento do seu consumo.

A pasteurização é também um processo que não altera o sabor ou a qualidade nutricional de um produto e, por isso, ela é muito usada em produtos perecíveis – como o leite, a cerveja, sucos – para garantir maior tempo de longevidade com as mesmas características organolépticas.

Então o que é pasteurização de ovos e como isso é feito?

Engenheiros de alimentos explicando o que e pasteurização de ovo

Os ovos são alimentos que também podem ser pasteurizados. Esse processo garante uma vantagem enorme para esse produto, visto que os ovos estão sempre relacionados com o risco de transmitirem doenças como a salmonela, quando mal armazenados ou manipulados. O processo de pasteurização desse alimento, portanto, garante que seu consumo seja sempre seguro e, é claro, mantenha as características nutricionais do mesmo.

O ovo pode ser pasteurizado por inteiro ou apenas a sua clara ou gema passam pelo processo. O processo é iniciado logo após a quebra dos ovos para impedir o risco de perda nutricional ou de sabor e o aquecimento e resfriamento do mesmo garante os resultados finais satisfatórios.

O processo de pasteurização é um dos avanços tecnológicos da ciência dos alimentos que mudou por completo a maneira como consumimos vários produtos. E assim você agora já sabe o que é pasteurização de ovos e como isso influencia na sua cozinha ou sem seus produtos.

Você sabia que a nossa linha de produtos em ovo em pó como o Ovopan também é pasteurizado? Saiba mais clique e conheça mais sobre ovo em pó MaxxiOvos.

Você sabia? que um dos motivos da descoberta do processo de pasteurização por Louis Pasteur foi em tentar descobrir o por que a cerveja ou vinho azedavam? Saiba mais nesse link sobre essa curiosidade aqui da revista super interessante.

Mais MaxxiOvos

Produtos

Que fazem diferença no seu dia dia