Omelete em pó: quais os benefícios e os riscos?

Consumir ou não o omelete em pó? Veja os riscos e os benefícios desse alimento!
Muitos alimentos tradicionais que ocupam a mesa do brasileiro agora tem sido encontrado em versões ainda mais rápidas e práticas para o preparo no dia a dia. Um dos exemplos mais tradicionais é o omelete em pó, que tem conquistado as gôndolas dos mercados e supermercados de todo o país.
Mas afinal, o omelete em pó é um alimento saudável? Ele é saboroso? Quais são os benefícios e os riscos do consumo do mesmo? Nesse artigo, discutimos um pouco sobre o tema.
O que é um omelete em pó?
O omelete em pó é uma versão desidratada do popular alimento produzido com ovos batidos e que pode ser recheado com vários ingredientes como vegetais, carne, queijo e o que mais você desejar.
Por ser um produto desidratado, ele é apresentado na forma em pó que, ao contato com a água, regenera o alimento, formando o tradicional omelete que conhecemos.
Quais são os benefícios desse alimento?
Todo produto em pó ou desidratado conta com um dos maiores benefícios dessa técnica que é o aumento do tempo de validade do alimento. A desidratação retira a água que se encontra nas estruturas moleculares do alimento e que pode ser a responsável pela deterioração mais acelerada do alimento. Por isso, em pó, seu tempo de validade é maior.
Além do benefício do maior tempo de validade, esse alimento também conta com a praticidade ao seu lado. Como para seu preparo é necessário apenas colocar o produto em contato com a água e levar para o microondas ou frigideira para aquecer, podemos afirmar que essa é uma receita prática para adicionar no dia a dia. A praticidade também lhe ajuda a ganhar tempo, com isso, contar com um alimento rápido para consumir no dia a dia corrido da sociedade moderna.
Existe algum risco?
Para quem nunca ouviu falar no omelete em pó, é natural desconfiar da segurança do consumo desse alimento para sua saúde, não é mesmo? Mas, ao contrário do que você possa imaginar, o omelete em pó é um alimento seguro e que pode ser consumido como um omelete qualquer.
A desidratação é um processo que apenas remove a água do produto, sem a adição de químicos que podem ser prejudiciais para a saúde. Apesar disso, para fazer o consumo do omelete de maneira saudável, é preciso contar com a orientação de um profissional da saúde, para que o alimento possa se adequar à sua dieta diária sem prejudicar a qualidade de vida e o peso corporal.
Quais são os componentes nutricionais desse produto?
Um omelete em pó conta com praticamente todos os componentes nutricionais de um omelete tradicional. A cada 14g de pó de Omelight - Sabor Cebola e Salsa (2,5 Claras e 0,5 Gema) você pode encontrar:
-
79kcal;
-
2,2g de carboidratos;
-
11g de proteínas;
-
3g de gorduras totais;
-
210mg de sódio.
O melhor de tudo? Ele não conta com colesterol em sua composição!
Um omelete tradicional, por sua vez, apresenta em 100g:
-
154kcal;
-
11g de proteínas;
-
0,6g de carboidratos;
-
12g de gorduras totais;
-
313mg de colesterol.
A troca do omelete tradicional por um omelete em pó pode ser feita, desde que com a orientação de seu nutricionista ou médico, para que você use as porções certas de acordo com seu perfil corporal. Lembre-se que você pode encontrar o seu omelete em pó no site da Maxxiovos ou em vários mercados por todo o país!
Você já provou omelete em pó antes? Conte para a gente sua impressão sobre esse alimento!
0 Comentário(s)