Ovo pasteurizado faz bem a saúde?

O consumo de ovo é uma prática regular no dia a dia de quem quer aumentar a ingestão de proteínas de origem animal ou, especialmente, para quem quer fazer uma refeição rápida e versátil como esse alimento oferece.

Mas, além dos tradicionais ovos de galinha que vai encontrar nas gôndolas de mercado e supermercado de todo o país, um outro produto de origem semelhante tem ganhado espaço entre esses consumidores: o ovo pasteurizado.

Você sabe o que é o ovo pasteurizado? Esse alimento faz bem à saúde? Confira a resposta para essas perguntas nesse texto!

O que são ovos pasteurizados?

O ovo pasteurizado nada mais é do que uma mistura de vários ovos, que são pasteurizados e apresentados em sua forma prática para facilitar o uso desse produto em receitas ou em ambientes de cozinha industrial.

Ovos pasteurizados podem ser produzidos com as claras e gemas juntas ou separadas, para atender a diferentes necessidades de receitas e utilização.

A pasteurização garante que esse alimento seja seguro?

Sim. O processo de pasteurização é, na verdade, uma das alternativas criadas pela indústria alimentícia para minimizar os riscos de contaminação de alimentos por bactérias e outros organismos patogênicos.

Para o ovo pasteurizado esse processo significa um cuidado ainda maior quando o assunto é segurança alimentar, visto que o processo pode ajudar a eliminar a salmonella, uma bactéria que pode se alojar na gema do ovo e causar quadros graves de infecção em indivíduos que consomem o alimento.

Além disso, a retirada da casca desses alimentos e a apresentação dos mesmos em caixinhas fechadas a sem a presença de oxigênio permitem maior segurança referente à contaminação por outros microorganismos, visto que a casca do ovo é porosa. A embalagem é totalmente esterilizada e capaz de proteger o alimento seguindo as normas de segurança alimentar.


O ovo pasteurizado é nutricionalmente semelhante ao ovo normal?

O ovo pasteurizado é um alimento como qualquer outro ovo, com os mesmos valores nutricionais como calorias, vitaminas e minerais. A pasteurização é um processo que garante a manutenção dessas características dos alimentos, permitindo apenas uma maior proteção com relação a contaminação de microorganismos e outros resíduos que podem prejudicar a integridade do alimento.


O sabor e a qualidade desse ovo são os mesmos?

Consumir um ovo pasteurizado é praticamente como consumir um ovo tradicional na sua rotina. O sabor é o mesmo e você pode utilizá-lo em qualquer tipo de receita, visto que esse alimento também conta com as mesmas características do produto original.

Além de ter o mesmo sabor e mesma qualidade de um ovo normal, esse é um produto muito mais fácil de armazenar e de utilizar, especialmente por conta de sua embalagem que é adaptável a qualquer tipo de ambiente.


Para quem nunca provou ou nunca tinha ouvido falar em ovo pasteurizado, essa alternativa pode soar um pouco estranha para colocar na sua rotina de consumo. Entretanto, uma vez que você descobre a qualidade do produto, vai entender que essa é uma ótima opção de alimento prático e saudável para ter em casa.


Qual é a sua opinião sobre o ovo pasteurizado? Conte para a gente!