Uso de ovos pasteurizados na indústria alimentícia

O ovo é um dos alimentos mais versáteis do mundo e, exatamente por isso, é amplamente utilizado na indústria alimentícia, em restaurantes, lanchonetes e em muitos outros locais em que suas características são valorizadas.

Tem aumentado significativamente a procura não apenas por ovos em sua forma natural, mas por ovos pasteurizados, que parecem ter boa penetração nesse mercado. Você sabe como eles são usados na indústria alimentícia?

Por que produzir ovos pasteurizados?

Ovos pasteurizados podem oferecer muitos benefícios para a saúde, praticidade e rotina de quem opta por utilizá-los no dia a dia. Por passarem por um processo de pasteurização em qualquer um de seus formatos (apenas a clara, apenas a gema ou ambas as partes juntas), esses alimentos garantem a retirada de todos os microorganismos que podem ser considerados patogênicos para a ingestão humana.

Além disso, a pasteurização oferece uma nova visão para o tempo de conservação desses alimentos, que em sua forma natural é baixo. Ovos pasteurizados, se ainda fechados em embalagem segura, podem durar meses em um estoque de cozinha caseira ou industrial, atendendo às necessidades de cada usuário.

Vale lembrar que essa transformação do ovo natural em pasteurizado não deixa a desejar no quesito qualidade, sabor e aroma do alimento, que fornece as mesmas características organolépticas de um ovo normal.

Ovoprodutos: o que são eles?

Ovoproduto é o nome dado a todos os produtos desenvolvidos a partir do ovo fresco e que o tornam mais seguro e com maior validade para ser usado em qualquer cenário. Por isso, as claras, gemas e ovos pasteurizados se encaixam nesse cenário, assim como os ovos, gemas e claras desidratadas.

A partir desses ovoprodutos é possível criar suas versões líquidas, refrigeradas, congeladas e em pó, ideais para uso em produções de escala industrial e que também podem ser extremamente benéficas para quem cozinha em casa.

Onde são usados os ovoprodutos?

Os ovoprodutos promoveram uma verdadeira revolução para o mercado alimentício. Ele possibilitou um grande ganho de produtividade dessas indústrias, reduzindo desperdício de alimentos e, principalmente, perda de qualidade de sabor e aroma.

Hoje, o que impede os ovos pasteurizados resfriados e em pó de chegarem nas casas de todos os consumidores do mundo é simplesmente um desconhecimento do produto e, principalmente, medo de utilizá-lo por estarem muito acostumados com a versão em casca.

Ovos pasteurizados produzem já uma gama de produtos que chegam na casa de milhares de consumidores em qualquer lugar do mundo. Eles podem chegar como ingredientes de massas, molhos, para melhorar texturas de carnes, compor sopas e outras receitas desidratadas ou semi-prontas.

Esses mesmos ovos são usados em restaurantes para dar mais rentabilidade a seus pratos, para produzir bolos, pães, donuts, merengues, mousses ou até para dar mais cor a pratos que demandam o amarelo da gema.

Não se surpreenda também se suas maioneses, margarinas e cremes também fizerem uso desse alimento. É cada vez mais real a troca dos ovos naturais por suas versões pasteurizadas resfriadas e desidratadas na indústria alimentícia.

 

Você já conhecia os ovos pasteurizados? Percebe que ele está mais presente no seu dia a dia do que imaginava e você não sofreu nenhuma perda de qualidade nas suas refeições por isso? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a gente e saiba mais sobre como esse produto pode melhorar o seu dia a dia de trabalho!