Proteína e saciedade

A saciedade é o termo usado para explicar a sensação de plenitude após a refeição, sendo regulada pela complexa interação de mecanismos fisiológicos, psicológicos e comportamentais.

Quando o alimento passa do estômago para o intestino, ele libera um hormônio (substância endócrina) para o sangue, chamado de colecistocinina, em resposta à presença de proteínas e gorduras no alimento que chega ao intestino, controlando a ingestão durante ou imediatamente, após uma refeição.

Por isso, apesar de envolver uma série de neurotransmissores e hormônios que levam ao controle da ingestão alimentar, alguns nutrientes específicos também podem estimular e prolongar a sensação de saciedade.

A proteína, por exemplo, por ser digerida de forma mais lenta, quando comparada aos carboidratos, pode aumentar a sensação de saciedade, controlar o apetite e ajudar a diminuir a vontade de comer fora de hora. Ainda, estudos indicam que o consumo de proteínas de origem animal promove mais saciedade do que as de origem vegetal.

Além disso, o consumo de proteínas também ajuda na produção de serotonina, neurotransmissor relacionado ao humor que, em níveis baixos, está relacionado a maior consumo de alimentos calóricos.

Assim como as proteínas, alguns nutrientes podem ajudar a reduzir o apetite, como as fibras alimentares e as gorduras boas, afinal, uma alimentação equilibrada é a chave para uma nutrição mais completa.

Entender a sensação de saciedade é decisivo na hora de manter o autocontrole no momento das refeições, já que está relacionada ao momento de parar de comer e seus sinais aparecem quando pequenas quantidades de nutrientes são absorvidas pelo nosso corpo. Portanto, prestar atenção ao comer pode ajudar a identificar os sinais de saciedade.

E aí, que tal praticar seu autoconhecimento começando a identificar os sinais de saciedade? Conte sempre com a MaxxiOvos para fornecer as proteínas necessárias que te ajudarão nessa missão.

 

Referências: Halton TL, Hu FB. The effects of high protein diets on thermogenesis, satiety and weight loss: a critical review. J Am Coll Nutr. 2004; 23:373-85. PEDROSA, Rogerio Graça; DONATO JUNIOR, Jose; TIRAPEGUI, Julio. Dieta rica em proteína na redução do peso corporal. Rev. Nutr., Campinas, v. 22, n. 1, p. 105-111, Feb. 2009. ALBIERO, KARINE ANDREIA. MECANISMOS FISIOLÓGICOS E NUTRICIONAIS NA REGULAÇÃO DA FOME E SACIEDADE. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 30, n. 1, dez. 2011. ISSN 2318-0579.