Quais são os nutrientes do ovo

O ovo é um dos alimentos mais versáteis do mundo. Ele pode ser preparado de diversas maneiras (cozido, mexido, frito, estrelado, omelete) ou ser ingrediente essencial de inúmeras receitas, doces e salgadas.

Mas, além da sua versatilidade, são os nutrientes do ovo que tornam esse alimento tão poderoso e único para nossa saúde e dia a dia. Que tal conhecer um pouco mais das características nutricionais desse alimento?

Quais são os tipos de nutrientes do ovo?

O ovo é um alimento com múltiplas características nutricionais interessantes para a saúde. Apesar de ser conhecido por ser uma fonte importante de proteína de alto valor biológico, o ovo também é uma excelente alternativa para aumentar o consumo de vitaminas de todos os tipos, minerais e até gorduras que fazem bem para a saúde.

Por isso, muitos gostam de dizer que o ovo é um alimento completo e com enorme capacidade nutritiva.

Quais as vitaminas que encontro nos ovos?

É possível encontrar vários tipos de vitaminas nos ovos. De maneira geral, o ovo é conhecido como uma boa fonte de vitamina D, que cuida da saúde dos ossos e da absorção de cálcio pelo organismo. Entretanto, ele também é uma importante fonte de vitamina A (que cuida da saúde dos olhos), de vitamina E (um antioxidante natural para a nossa saúde) e vitaminas do complexo B (dentre elas, a B12, que é essencial para o metabolismo corporal e encontrada apenas em alimentos de origem animal).

Quais os minerais que encontro nos ovos?

Minerais variados também são encontrados em abundância nos ovos. Ele é rico em ferro (que cuida da saúde das nossas células do sangue), em potássio (essencial para o funcionamento muscular) e em manganês, fósforo, zinco e selênio (que juntos fortalecem o sistema imunológico e protegem o organismo de doenças e ajuda na recuperação de lesões).

Quais são as proteínas e lipídeos encontrados nesse alimento?

Além dos micronutrientes, o ovo é uma importante fonte de macronutrientes para a nossa alimentação. Esses macronutrientes são as proteínas e os lipídeos, que contam com funções essenciais na estrutura corporal e na manutenção da nossa saúde.

Talvez a proteína mais conhecida dos ovos seja a albumina. Uma verdadeira queridinha dos praticantes de atividades físicas, a albumina é uma proteína de alto valor biológico (ou seja, facilmente absorvida pelo organismo humano).

Além do alto valor biológico, a clara possui um excelente perfil de aminoácidos, pois possui os famosos BCAAs sendo o mais conhecido deles a leucina, que também ajuda na formação das fibras musculares e no uso da massa gordurosa como fonte de energia corporal

Os lipídeos encontrados nos ovos, por sua vez estão concentrados na gema. O ômega 3 é uma dessas gorduras que são consideradas essenciais para a saúde humana. Além de indispensável para a formação das células e para a proteção estrutural do organismo, o ômega 3 especificamente atua no estímulo do cérebro e também no controle dos níveis de insulina e glicose no sangue.

Consumir os nutrientes do ovo é uma maneira saborosa e muito eficiente de garantir saúde no dia a dia. Você tem o hábito de consumir ovos regularmente? Qual a sua maneira favorita de adicionar esse produto na rotina?