Se tem um assunto que chama atenção em qualquer blog, site, rede social ou capa de revista é esse: dieta! Dietas para perder peso de maneira rápida e sem grandes alterações nos hábitos parecem infinitas, não é mesmo?

Bom, se você ainda não sabe, vamos te alertar aqui: essas dietas podem até ajudar a perder alguns quilinhos, mas não são sustentáveis por um longo período de tempo, além de estarem longe de ser a forma mais saudável de emagrecer.

Mas será que este é o único jeito de se alimentar de forma saudável? Será que é preciso mesmo viver cortando carboidratos, fugindo dos doces e contando calorias?

Estamos aqui para te dizer que NÃO! Comer é um processo complexo e que permeia muitas áreas da nossa vida – e que, portanto, não pode ser apenas vista como uma fonte de nutrientes.

Para fazer as pazes com a alimentação, um caminho interessante pode ser o mindful eating – em português, “comer intuitivo”. Essa nova vertente da nutrição vem ganhando cada vez mais espaço entre aqueles que acreditam que a comida não deve ser uma inimiga.

E como colocar o “comer intuitivo” em prática? Vamos trazer aqui para você alguns pilares que podem te ajudar a trazer essa nova forma de comer para seu dia a dia:

- Use todos os seus sentidos na escolha do que comer – para que assim sua refeição seja prazerosa e nutritiva para seu corpo;

- Respeite a fome e a saciedade;

- Contemple o momento da refeição de forma presente e use todos os sentidos (olfato, visão, paladar) para aproveitar o melhor que cada alimento tem a oferecer;

- Procure fazer as refeições com calma – encare estes momentos como uma verdadeira pausa na correria do dia a dia;

- Coma sem culpa! Esse sentimento leva a um comer mais desatento, além de estragar todo o prazer que uma boa refeição pode te trazer. Assim, faça suas escolhas de forma consciente e apenas se delicie!

 

Viu como a alimentação saudável vai muito além de calorias e nutrientes? Insira esses pequenos passos na sua rotina e mude sua forma de ver (e comer!) os alimentos!

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  1. Antonaccio C, Alvarenga M. Mindful Eating: comer com atenção plena. São Paulo: Abril. 2018.